30 de novembro de 2008

Falecimento de Carlos "Abilhão" em VFB

Verdade, a gente fica até sem palavras. Inesperadamente o Amigão Carlos Abilhâo nos deixa.  
É mais um Amigão que se vai, deixando uma tremenda saudade. Mas que fazer, só nos resta rezar por ele, pois Deus quis assim. 
É um débito que todos nós teremos que pagar, seja mais cedo ou mais tarde, esta é a vida temos que nos conformar e confortar a Família e os Amigos. 
 
Manuel-Helena e Família. (Brasil)
____________________________________________________

À Família e Amigos,

ainda, não acredito, mais o Tio Carlos se foi, Deus assim o quis,... Agora é só rezarmos por ele, e tenho certeza, que ele está em bom lugar.Ele vai fazer muita falta... Ficamos com o coração triste e cheio de saudades,... Mais com a certeza que um dia todos nós nos encontraremos novamente,... aonde quer que seja.
 
DANIELA E MAIK.   (BRASIL)

( ler comentários na linha abaixo -comments )

20 de novembro de 2008

“Enterro do S. Martinho” voltou à rua

-Fotos de M me Diane Frade -


Dando seguimento à tradição, e tal como estava previsto, na noite de 11 de Novembro, Vila Franca da Beira voltou a “festejar” o “Enterro do S. Martinho”.

O cortejo “fúnebre” iniciou-se às 21 h. 30, no Largo do Rossio, com a iluminação pública apagada par dar mais ambiente à função.


À frente, formava a “Irmandade do S. Martinho”, a duas alas, com “opas” brancas e empunhando archotes acesos. Logo a seguir, entra a padiola com o boneco (tamanho natural) que simboliza o “cadáver” do S. Martinho. Carregam-no quatro membros da “Irmandade”. Como ultimamente tem acontecido, do boneco destaca-se vistosa genitália ( tamanho sobrenatural...), afinal um lustroso marsápio “das Caldas” implantado no entre-pernas do suposto “cadáver” do S. Martinho... É o elemento central de toda a cena e motiva muitas alusões, umas brejeiras outras vernáculas. O Sacristão arremeda um padre no elogio “fúnebre” e na “encomenda” do suposto morto – o S. Martinho – e produz a tradicional enxurrada de latinórios, ditos, versalhadas e mesmo impropérios. Com frequência, provoca risos e gargalhadas nos participantes...


Tudo isso ampliado por aparelhagem de som que, camuflada, integra o cortejo. Em fundo, ora alto ora em surdina, mantém-se o “Requiem” de Mozart, a música que se atira para as sombras da noite e para quem a ouve.


Prosseguem as “Viúvas do S. Martinho”, grupo de mulheres e de jovens, com xaile ou lenço preto sobre a cabeça, que a espaços “guincham” o mais alto que podem, lamentando a grande perda do suposto “amante” que ali vai a enterrar. Fecham o séquito muitos Populares, incluindo alguns visitantes de povoações vizinhas.


E assim se dá a volta à Povoação. Regresso ao Largo do Rossio, uma hora após o arranque. Ali, suspende-se ao alto o boneco do S. Martinho e bota-se-lhe fogo. As labaredas lambem-lhe os contornos e, céleres, avançam para as entranhas. O Povo mantém-se à volta, com as chamas do cadáver-tocha do S. Martinho a reflectirem-se-lhe nos olhos e a provocarem-lhe muitas reminiscências nebulosas de tempos antanhos.


O Fogo, porventura o elemento selvagem// domesticado// deusificado mais importante de sempre, ainda hoje nos transporta para evasões e sensações por assim dizer endócrinas.


Desmorona-se o boneco e acaba consumido no chão. Fim da função. Pacificados, os séculos se encontram ali connosco, naqueles momentos.


Esta tradição é, originalmente, muito primitiva, senão primária. Hoje, juntaram-se-lhe novos elementos. Discutíveis. Principalmente a proeminente genitália do “cadáver” que não fazia parte dos acessórios habituais e que, por motivos óbvios, se está a transformar no centro das atenções, até ao exagero. Quanto a mim, está a desvirtuar esta tradição naquilo que ela tinha de mais genuíno. O “Enterro do S. Martinho” não era um ritual de fertilidade para exibir genitálias. Depois, está a inibir e mesmo a afastar pessoas de participar no cortejo. É uma questão a rever, entendo eu, mas...


E, todavia, a noite era bela. No céu, a Lua Cheia exibia-se, exuberante. Aliás, nos últimos anos, não me recordo de ela ( a Lua) aparecer assim, tão cheia e linda, na noite de S. Martinho, a 11 de Novembro. Obrigado, Lua-Nossa, que assim fizeste dispensar os candeeiros da iluminação pública que nos agridem, nocturnamente, com aquele seu amarelão-forte e estupidamente “tecnológico”.


Por fim, foi-se até à Sede da União onde esperava um Magusto. Com castanhas e, pois claro, com vinho e jeropiga (ou (jorpiga). No altifalante ( outra estupidez “tecnológica”) da Torre da Capela soava a meia-noite musicada e ainda o Povo degustava as castanhas.


É isso, o primórdio do “Enterro do S. Martinho” tinha mais a ver com colheitas, com a Lua e com comezaina colectiva (quando havia o que comer...) do que com outra coisa qualquer. Afinal, encenara-se um autêntico auto Vilafranquense, mas da “revisitação” a outros e longínquos tempos...

João Dinis, Jano

14 de outubro de 2008

E “Vilafrancou-se” muito bem!...

E “Vilafrancou-se” muito bem!...

No Torneio Triangular em Futebol – Veteranos
E no Convívio Gastronómico e Cultural



Decorrida mais uma “década” de actividades, o Núcleo de Veteranos da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, UDV, assinalou o seu “150º” Aniversário no passado dia 20 de Setembro,2008. Esclarece-se que, entre nós, quando se entra nos Veteranos, cada ano de “competição” vale por dez ou seja, os quinze anos “temporais” do Núcleo equivalem já a 150 anos de franca resistência, daí…

Para esta festa, que decorreu sob o lema de “Vilafrancada”, foi preparado um vasto programa desportivo, gastronómico e cultural. Teve tal programa por especiais Convidados, para além dos Amigos já habituais, os Atletas Veteranos do Futebol Clube de Vila Franca do Lima (concelho e distrito de Viana do Castelo), da Associação Cultural e Desportiva de Vila Franca das Naves (concelho de Trancoso, distrito da Guarda) e da equipa “da casa” o Núcleo de Veteranos da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, UDV.

Convidados estavam também os representantes autárquicos das respectivas Juntas de Freguesia que compareceram. Afinal, a “Vilafrancada” também se integrava nas comemorações dos 20 Anos da criação da Freguesia de Vila Franca da Beira.

Depois da conveniente recepção a todos os Vilafranquenses e Amigos, vestiram-se os equipamentos e disputou-se o Torneio Triangular em Futebol-Veteranos, no Estádio das Carvalhas. Como não podia deixar de ser, registou-se um comportamento exemplar dos atletas das três equipas de Veteranos, da arbitragem, do grupo dos apanha-bolas e da assistência. (Não foi possível conhecer a opinião das bolas que se recusaram a “falar” de tão francamente mal pontapeadas tinham elas sido…).

Vila Franca do Lima vence o Torneio Triangular
Fica o registo dos resultados:

U D V - 1 / V F Naves - 2
U D V - 3 / V F Lima - 3
V F Naves - 0 / V F Lima - 1

Esclareça-se que cada partida tem 45 minutos. Por isso, pelo resultado de 3 – 3, se poderá ajuizar da forma “intensa” como foi disputada a partida entre a UDV e V F Lima ou, mais propriamente, da forma “negligente” como os respectivos guarda-redes se comportaram…
Seja como for, no cômputo final, Vila Franca do Lima mereceu vencer o Torneio e arrecadar a maior Taça em disputa.

Convívio gastronómico e cultural na Sede da UDV

Cumprido o convívio desportivo, tempo de deslocação para a Sede da UDV, cujas instalações pareceram pequenas para acolher “tantos” Vilafranquenses e Amigos. (Mas que, francamente, outros tantos mais acolheria se tanto necessário fosse…).

Preparado o superior repasto, em que o “Grande–Mestre em Cozinha”, o António Simões, e seus “Colaboradores” continuam a surpreender pela mestria, mais não houve que sentar e desfrutar do jantar/convívio servido pelos Convivas que transbordaram do Salão grande da Sede para a sala do novo Bar até porque tinham sido abertas inscrições para todos os interessados. No repasto, “homenageava-se” a carne de Porco ( este fora matado na véspera em matança tradicional) procurando assim encurtar, à mistura com caldo-verde, arroz do osso da “assuã”, torresmos, febras assadas na brasa…., o tempo e as distâncias e reforçar os laços de amizade entre aqueles que são e se sentem Vilafranquenses. Destaque, ainda, para o Queijo da Serra, para o Vinho Dão, para o Pão caseiro e para um exuberante “Bolo de Aniversário” dos “150” Anos do Núcleo de Veteranos da UDV.

Homenagens e discursos em clima de franca amizade

Abundaram, depois, os discursos de franqueza na entrega dos troféus relativos ao Torneio Triangular em Futebol-Veteranos, na distribuição das medalhas “personalizadas” aos Participantes, na troca de recordações comemorativas da “Vilafrancada”, na lembrança de Amigos, nos agradecimentos aos Colaboradores desta festa, nas homenagens singelas ao nosso amigo Manolo, este enquanto o Salmantino – ele é de Salamanca - mais Vilafranquense, ao António Simões, ao Murça, à Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves, à Junta de Freguesia de Vila Franca do Lima e à própria UDV.

De entre os Convidados institucionais, destaque para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, para os representantes das três Juntas e Assembleias de Freguesia envolvidas e para o representante do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital.

Para finalizar, o nosso “poeta e veterano militante”, António Murça, na sua atitude e voz francas, cantou os feitos do dia, dedicando a todos os Convivas poemas da sua autoria e dois conhecidos Fados bem repenicados.

Fica já o desejo da comemoração do “160º” Aniversário do nosso Nnúcleo de Veteranos da UDV :
- É que, depois deste convívio, cada vez mais nos apetece “Vilafrancar”… “Vilafranquemos” pois !

O Núcleo de Veteranos da UDV agradece o apoio e colaboração de:

- Câmara Municipal de Oliveira do Hospital
- Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira
- Junta de Freguesia de Vila Franca do Lima
- Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves
- Direcção da U D V
- Futebol Clube de Vila Franca do Lima
- Associação Cultural e Desportiva de Vila Franca das Naves
- Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital
- Empresas: “Deve e Haver”, “DIZIFAZ” e “pbx publicidades”
- Grupo empresarial “Cima”
- Grupo de Colaboradores e Amigos do Núcleo de Veteranos da UDV

A “equipa de reportagem”:
Néné
Jano

12 de setembro de 2008

“VILAFRANCADA”

TORNEIO TRIANGULAR EM FUTEBOL – VETERANOS

E CONVÍVIO GASTRONÓMICO E CULTURAL

“VILAFRANCADA” -

Sábado, 20 de Setembro, 2008


click sobre o cartaz

em VILA FRANCA DA BEIRA

O Núcleo de Veteranos da UDV, promove mais um evento desta natureza.

Desta vez, uma “VILAFRANCADA”, como se designa, pois vão participar equipas de Veteranos e outros Convivas de três Vilas Francas:


Vila Franca da Beira

Vila Franca do Lima ( Viana do Castelo)

Vila Franca das Naves ( Trancoso)


O Torneio Triangular em Futebol – Veteranos começa às 15 horas, no Campo das Carvalhas, e prevê-se que venha a ser francamente renhido...

A seguir à futebolada, a VILAFRANCADA prossegue com um Convívio gastronómico e cultural na Sede da UDV ( a partir das 19 horas).

Para além dos Troféus para as Três Equipas, cada “Atleta” vai receber uma Medalha alusiva e “personalizada” pois cada uma delas trará inscrito o nome de cada um dos Participantes.

Como é tradição, no Jantar – Convívio, vai ser degustado um Porco que, para o efeito, está a ser criado com produtos naturais, desde Novembro do ano passado. Assim, vamos ter o “Arroz do Osso da Suã”, os “Torresmos” cozidos com Batata, as “Febras” assadas na brasa.. tudo bem regado com o Dão da Adega local.

A liderar a preparação do repasto, concerteza, vai estar o António Simões assessorado pelos Colaboradores do costume.

Depois, como também é hábito nestes Convívios, o amigo Murça vai fazer questão em nos presentear com uns Fados típicos e uns Poemas, estes de sua autoria.

O Jantar e o Convívio são abertos a quem se quiser inscrever.

Prevê-se pois movimentada e efusiva VILAFRANCADA que também se enquadra nas comemorações dos 20 Anos da criação da Freguesia de Vila Franca da Beira....

O Núcleo de Veteranos da UDV agradece o apoio e a colaboração de:


Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira

Direcção da UDV

À Direcção dos Clubes de Vila Franca do Lima e de Vila Franca das Naves.

À Junta de Freguesia de Vila Franca do Lima e à Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves.

À Caixa Agrícola de Oliveira do Hospital

Às empresas – “ DEVE E HAVER” e “DIZ E FAZ”

Ao Grupo de Amigos e Colaboradores do Núcleo



Pel’ O Grupo de Veteranos da UDV


Jano

A “21ª Prova de Cicloturismo”

A “21ª Prova de Cicloturismo”

dentro do Município de Oliveira do Hospital


Passou por Vila Franca da Beira onde fez uma paragem na Sede da UDV.


Domingo, 7 de Setembro de 2008


Esta Prova de Cicloturismo, dentro do nosso Concelho, é promovida anualmente pelo Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital.

Aliás, já o ano passado tinha passado por Vila Franca da Beira e tinha feito uma paragem na Sede da UDV.

Desta vez, e tendo também em conta que a nossa Freguesia está a comemorar 20 Anos, a Junta de Freguesia entendeu digamos que “patrocinar” esta “21ª Prova de Cicloturismo”, uma proposta que o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital aceitou.


Assim, na Sede da UDV (11 horas) foi servida uma prova de Queijo da Serra, mais Chouriça, mais “Bôlas”, mais Vinho, tudo produtos caseiros e locais que os 250 Participantes degustaram com manifesto agrado. Saliente-se que as “Bôlas” tradicionais foram ofertadas pela Junta de Freguesia de Seixo da Beira.

Não consta que o bom vinho do Dão lá servido tenha interferido (demasiado...) no desempenho posterior dos Cicloturistas....


Já em Oliveira do Hospital, no encerramento, a Organização distribuiu aos Participantes uma Medalha alusiva à “21ª Prova de Cicloturismo” e que a Junta de Freguesia patrocinou (em conjunto com o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital). Uma das faces dessa Medalha ostenta o Brasão e o nome da nossa Freguesia.



A Junta de Freguesia agradece:

Ao Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital
À Junta de Freguesia de Seixo da Beira
À Direcção da UDV
Ao Grupo de Colaboradores(as)

João Dinis

11 de setembro de 2008

Excursão Anual - Promovida pela Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira

EXCURSÃO - LISBOA - ALMADA




Domingo, 14 de Setembro, 2008

A Junta de Freguesia promove a já tradicional Excursão anual com Reformados ( e não só), no Domingo, 14 de Setembro de 2008.

A partida está prevista para as seis horas da manhã e a chegada para as 23 horas.

O primeiro objectivo é a visita ao Museu Nacional dos Coches, em Belém -Lisboa.

O almoço dos 78 Excursionistas Vilafranquenses vai ter lugar na Pousada da Juventude, em Almada, e é ofertado pela Junta de Freguesia de Almada quem publicamente se agradece, aliás já na expectativa de umaretribuição, a marcar para Vila Franca da Beira, durante o próximo ano.

À tarde, ainda em Almada, vai visitar-se o Santuário do Cristo Rei.

No regresso, caso haja tempo, mais uma visita, desta vez à nova Basílica, em Fátima.

Os dois autocarros de serviço são cedidos pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

João Dinis , Jano

3 de setembro de 2008

Um novo Vilafranquense veio ao Mundo

Vila Franca da Beira orgulha-se de ter mais um habitante. Trata-se do Tiago, cujo nome completo é Tiago Miguel Mendes Esteves, filho do João e da Iracema.

O Tiago, à semelhança do que aconteceu ao irmão João Pedro, nascido em 2000, numa ambulância a caminho da maternidade em Coimbra, também nasceu numa ambulância, a caminho da maternidade. O parto decorreu sem qualquer problema e o novo Vilafranquense veio ao Mundo são e escorreito.

O Baptizado do Tiago realizou-se no passado dia 10 de Agosto de 2008, na Igreja Matriz do Ervedal da Beira e o almoço comemorativo realizou-se, com a presença de familiares e amigos, no Restaurante Petisqueira "Sim ou Sopas", em Vila Franca da Beira.



Aos pais, Iracema e João apresentamos os Parabéns e desejamos as maiores Felicidades ao Tiago e ao João e a todos os restantes Familiares.

21 de julho de 2008

Festival Folclórico; Exposição de Ana Maria Borges Diniz

- XV Festival Folclórico -

Na tarde do passado Domingo, 20 de Julho, 2008, realizou-se o " XVFestival Folclórico " com organização a cargo do Rancho Rosas de Vila Franca da Beira.

Desta vez, o local escolhido para o efeito foi o novo e aprazível "Parque Merendeiro e de Lazer" instalado na Mata atrás das Escolas.


Com uma temperatura a puxar para o quente estival, os quatro Ranchos Folclóricos envolvidos - com destaque para o anfitrião – tiveram oportunidade para se exibirem nos seus diferentes reportórios e características. Sempre com agrado geral, aliás como é costume.

Muita Gente a ver e a apreciar.

Ao lado, funcionavam o Bar e uma Quermesse.


Muitas Crianças "voavam" em correrias pela Mata enquanto outras praticavam na "pista de manutenção" do Parque. Outras, ainda, divertiam-se no "Parque Infantil" do recreio escolar. Portanto, pólos de interesse para todas as idades.


Encerrou o Festival cerca das 20 horas e com grande sucesso.

Entretanto, na Sede da União, já se servia o Jantar aí mesmo preparado. Os Participantes foram servidos "por turnos", consoante cada Rancho aí chegava. Ao todo, foi-nos dito, assim jantaram 350 pessoas. Um festão! Parabéns ao Rancho Rosas de Vila Franca da Beira.

- Exposição organizada por Ana Maria Borges Diniz -

Paralelamente ao Festival Folclórico, em tenda expressamente montada para o efeito no "Parque Merendeiro e de Lazer", Ana Maria Borges Diniz -- a nossa Conterrânea nascida e residente na Argentina - expôs trabalhos de Artesanato Argentino provenientes do "Instituto de Folklore Y Artesanias Argentinas", em que lecciona.

Ao lado, expôs também Fotos que ela foi tirando durante as visitas que regularmente faz a Vila Franca da Beira e a Portugal.


Dois irmãos seus ajudavam na montagem "improvisada" da exposição... Um deles é autor de uma valsa dedicada à Fonte do Bóquedo, com letra em castelhano, naturalmente.

As fotos expostas despertaram enorme curiosidade nos Vilafranquenses, a começar por alguns dos retratados, obviamente.

Ana Maria ofertou à Freguesia uma parte da exposição fotográfica.


Também entregou à Freguesia uma escultura artesanal, "Virgem de Lújan", ofertada, pelo referido Instituto, obra executada por um conhecido artista argentino, Américo Soler, também ele professor no mesmo Instituto.


Houve oportunidade para exprimir publicamente o reconhecimento e a gratidão da Freguesia pela iniciativa. A Ana Maria ofertou-se algumas "recordações" da nossa Freguesia, inclusivé para o próprio "Instituto de Folklore Y Artesanias Argentinas".

Aqui se reitera esses agradecimentos e desde já se faz votos para que Ana Maria regresse cá, para o ano.



Jano


Nota:- As fotos dos eventos foram enviadas pela própria Ana Maria Diniz.


19 de julho de 2008

Ana Maria Borges Diniz expõe fotos e artesanato


A nossa Conterrânea - embora nascida e residente na Argentina -- Ana Maria Borges Diniz está outra vez de visita a Vila Franca da Beira, aliás acompanhada por dois irmãos.


Ana Maria costuma colaborar nesta página Net.

Oportunidade então para revisitar a Terra e os seus encantos. A Fonte do Bôquedo é quase um dos seus locais "de culto". Não admira, pois o seu pai, António " El Portugués" - como era conhecido na Argentina para onde emigrara - referia-se amiúde a esta Fonte do Bôquedo, que se mantém sempre semi-selvagem, escondida e fresca perto das Fontes Laceiras. Um dos irmãos de Ana Maria, Juan Carlos Borges, dedicou-lhe uma Valsa de sua autoria, obviamente cantada em espanhol.

Ana Maria trouxe uma exposição fotográfica com imagens que ela foi recolhendo nas anteriores visitas, que pode ser vista na Sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, UDV. Simultaneamente, também estão expostas peças de artesanato provenientes da Escola em que Ana Maria lecciona, na Argentina.

Amanhã, 20 de Julho, dia do Festival Folclórico (anual) promovido pelo Rancho Rosas de Vila Franca da Beira, a exposição poderá ser apreciada no Parque Merendeiro, onde este ano o Festival se realiza. Depois, regressará à Sede da União por mais dois ou três dias.

Aqui se agradece a gentileza de Ana Maria Borges Diniz e se faz votos para que continue a visitar-nos, sempre.

Jano

14 de julho de 2008

Vila Franca da Beira - Torneio de Ténis - 2008

Resultados:.


Para aumentar a imagem, click sobre a mesma


Chegou ao fim mais uma edição do Torneio de Ténis de Vila Franca da Beira e desta feita foi a 6ª Edição.
Luís Marques foi o grande vencedor do torneio enfrentando na final João Dinis que ainda ganhou o primeiro set. Após perder o 1º set com uma dupla falta, Luís Marques nunca desanimou e continou num jogo de ataque e com muita colocação o que forçou os erros de João Dinis que começou também a acusar algum cansanço a meio do segundo set. Luís Marques fechou o encontro com os parcias de 3-6; 6-3 e 6-1.

Participaram 16 tenistas neste torneio que se realizou no polidesportivo de Vila Franca da Beira e nos dois campos do Clube de Ténis de Oliveira do Hospital durante os dias de 12 e 13 de Julho.

Como vem sendo habitual, decorreu no dia de Sábado, 12 de Julho, um jantar de convívio entre vários tenistas e amigos no restaurante Cristina em Aldeia Formosa.

A organização agradece a todos aqueles que ajudaram na realização deste torneio, principalmente à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, à junta de freguesia de Vila Franca da Beira e claro, a todos os tenistas que participaram neste torneio.

Organização do torneio
João Frade

13 de julho de 2008

António El Português


Esta música é uma homenagem a António Borges Dinis, Vilafranquense emigrado na Argentina, onde faleceu, já neste século, e cujos filhos Ana Maria, Amadeu e Juan se encontram, presentemente em Vila Franca, de férias.

A letra e a música desta obra são da autoria do seu filho Juan Carlos.