20 de junho de 2009

Passeata ao Luar

Para ver o cartaz aumentado, click sobre o mesmo!

Um passeio pedestre nocturno na noite de 4 para 5 de Julho - Lua (quase) Cheia. A hora prevista para a chegada a Vila Franca da Beira, no final, será para as duas horas já de Domingo, 5 de Julho.

É uma iniciativa co-organizada pela Junta de Freguesia e pela UDV. Inscrições até 2 de Julho (inclusivé) para a Junta de Freguesia ( ou na UDV).

1º. Concurso "Vila Franca em Flor" e Marchas



Para ver o texto aumentado, click sobre o mesmo !


16 de junho de 2009

Candidato do PS promete acabar com os presidentes de junta de "chapéu na mão"

Candidato do PS promete acabar com os presidentes de junta de "chapéu na mão"
-
in "Correio da Beira-Serra" -SEGUNDA, 15 JUNHO 2009 17:32 HENRIQUE BARRETO- ÚLTIMA HORA
-
O candidato do PS às eleições autárquicas do próximo dia 11 de Outubro voltou a insistir na necessidade da criação de um modelo de desenvolvimento empresarial para o concelho.

Num convívio realizado esta sexta-feira – dia de Sto. António – em Vila Franca da Beira, José Carlos Alexandrino produziu um dos discursos mais críticos desde que anunciou a sua candidatura, e prometeu ser “um presidente diferente se ganhar a câmara”.“Não me venham cá com histórias. Podem fazer caminhos, pôr luzes – e são importantes, assim como o saneamento –, mas para mim, mais importante do que isso é criar um modelo de desenvolvimento empresarial com pequenas e médias empresas, para que dêem trabalho aos nossos jovens e a quem está desempregado, porque é do trabalho que vem a riqueza”, afirmou o candidato socialista, sublinhando também que “um presidente da câmara, quando é eleito, é eleito para todos os seus munícipes, independentemente de serem do CDS, do PSD, do PS ou da CDU".

Alexandrino destacou ainda a importância que “dois pesos pesados” – Fernando Tavares Pereira e António Lopes – tiveram ao nível do aparecimento da sua candidatura, e sublinhou o facto de se tratarem de pessoas de quadrantes políticos diferentes. Pois – conforme afirmou –Tavares Pereira, que já foi mandatário de Cavaco Silva, “sempre foi um homem ligado ao PSD” e António Lopes “nunca deixará de ser comunista”.

O candidato socialista abordou depois o relacionamento da câmara municipal com as juntas de freguesia, e sem se referir directamente a Mário Alves, acusou, implicitamente, o autarca do PSD de transformar bons presidentes em maus presidentes, e vice-versa.

“Para isto eu não sirvo. Vou dar dignidade aos presidentes de junta, independentemente da sua cor política, afirmou Alexandrino, garantindo que consigo os presidentes de junta não só “não vão ter que andar de chapéu na mão”, como também “não precisam de irem para as escadas da câmara”.

Salientando que as eleições que se avizinham não são “um combate entre PS e o PSD”, mas antes “um combate entre as pessoas e a visão que essas pessoas têm sobre o futuro e sobre a forma como o concelho se há-de desenvolver”, Alexandrino deixou ainda um recado político aos que – de acordo com o que o próprio referiu – entendem que a sua candidatura “tem de ser penalizada por estar debaixo da bandeira do PS”.

“Acham que eu tenho responsabilidades no que o senhor ministro da Agricultura ou a senhora ministra da Educação fazem? Eu aqui, em Ervedal da Beira, é que tenho a culpa das asneiras que estas pessoas fazem, perguntou o candidato do PS, assegurando que, como candidato independente – e se for caso disso –, nada o impedirá de criticar a ministra da Educação, como aliás já o fez através das manifestações em que participou.

"A Vila Franca e ao concelho nunca virei nem nunca virarei o casaco"

“Diz-se aí que eu virei o casaco. É uma opinião que eu respeito, pois como já aqui foi dito todos somos livres e, portanto, podemos pensar como quisermos.

Há uma coisa que eu vos garanto: a Vila Franca e ao concelho nunca virei nem nunca virarei o casaco”, afirmou, por sua vez, o candidato socialista, como independente, à Assembleia Municipal (AM), dando conta de que tem “uma dívida de gratidão” para com a aldeia onde viveu grande parte da sua vida.

“Andando aqui descalço como eu andei, e passando as dificuldades que passei, se calhar, muitos, no meu lugar, passavam ali pela auto-estrada, lembravam-se que tinham andado por aí e seguiam”, frisou.

Mas insistindo em “esclarecer essa coisa do virar do casaco” – “sempre fui um homem de cara levantada, e é assim que quero continuar a andar, sublinhou –, Lopes explicou que foi eleito para a AM para fazer “uma oposição consequente” e que ainda hoje não acredita como é que depois de ter sido “mandatado” pelo partido – e por sugestão de João Dinis – para apresentar um pedido de auditoria à câmara municipal, aparece um camarada seu – João Abreu – a afirmar que o presidente da câmara “não merecia passar pelo vexame de uma auditoria”.

Alegando não perceber a posição do seu partido, quando há pessoas que foram eleitas que “não respeitam o voto, não respeitam o resultado das votações e tudo é legítimo para se estar como uma lapa agarrada ao poder”, Lopes esclareceu que não podia continuar em funções políticas quando o seu partido “não estava à altura das suas responsabilidades”.

O antigo deputado municipal da CDU, argumentou também que virou o casaco por ter sido ele próprio a entusiasmar José Carlos Alexandrino para avançar. “Andei três anos a chatear o homem para ele ser candidato, e no dia em que ele se decidiu eu não ia dar o meu apoio? Andava a empurrá-lo para a frente e eu depois ficava para trás?, perguntou Lopes, manifestando-se convicto de que se o candidato do PS for eleito presidente da câmara “o concelho tem muito a ganhar com isso”.

O cabeça-de-lista do PS à AM, adiantou também que vai voltar a concorrer ao lugar de presidente da assembleia de freguesia de Vila Franca da Beira, e especificou que chegou a desafiar o actual presidente da junta local a encontrar uma solução. Só que como João Dinis lhe terá dito que “a CDU não se desviava um milímetro”, Lopes perguntou: “ E isso é bom para Vila Franca da Beira?”

12 de junho de 2009

Autárquicas 2009: José Carlos Alexandrino e António Lopes fazem, hoje, intervenção política em Vila Franca da Beira

Autárquicas 2009: José Carlos Alexandrino e António Lopes fazem, hoje, intervenção política em Vila Franca da Beira

in: "Correio da Beira Serra"- SEXTA, 12 JUNHO 2009 11:14 ÚLTIMA HORA

O PS tem hoje uma iniciativa política, em Vila Franca da Beira, com José Carlos Alexandrino e António Lopes.
Aproveitando o dia de Santo António, os candidatos do Partido Socialista à Câmara e Assembleia Municipal, participam, hoje, a partir das 19h00, num convívio com a população vilafranquense e militantes socialistas.Na freguesia governada pela CDU, António Lopes oferece uma sardinhada à população local e, no final, está agendada uma intervenção política dos candidatos às eleições autárquicas de 11 de Outubro.

12 de maio de 2009

Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira - Relatório Actividades...

Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira
Relatório de Actividades e da Execução Orçamental - 2008

Click sobre o texto para o ver aumentado !


8 de maio de 2009

Um exemplo a seguir - António Lopes -

Sobre um dos grandes beneméritos, de Vila Franca da Beira, snr. António Lopes,  com a devida vénia, transcrevemos uma notícia do “JN-OnLine” de hoje:

“O empresário António Lopes decidiu não dispensar os 29 trabalhadores que, hoje, terminavam os seus contratos na Fiper, no Teixoso, apesar de “registar prejuízos”.

"Sei o que estes dramas representam dentro de casa. Já fui trabalhador, dirigente sindical e já os vivi. Agora, em tempo de vacas magras, também devo empobrecer um pouco", disse à agência Lusa o conhecido empresário, justificando a decisão de manter as quase três dezenas de trabalhadores na unidade têxtil de que é proprietário no Teixoso e, que no total assegura meia centena de postos de trabalho. 

O também candidato pelo PS à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital (AMOH), já conhecido pelos seus gestos de benemerência, justifica a tomada de decisão com melhores proveitos obtidos noutras áreas de negócio.
"Ainda ontem [quarta-feira] vendi terrenos e tive uma margem razoável de lucro, que nos deu alguma liquidez e contribuiu para a decisão de passar toda a gente a efectivos", adiantou António Lopes que, anteriormente esteve no ramo das obras públicas e abriu parte dos túneis da ilha da Madeira com a sua empresa Tecnorocha, que vendeu em 2000 por 35 milhões de euros.

Segundo informação adiantada pelo ex-deputado da AMOH, eleito pelo PCP, a Fiper acumula um prejuízo de um milhão de euros. Assegurou, contudo que na Fiper, os pagamentos "estão em dia".

"Devemos 100 mil euros às Finanças, que vamos pagar quando pudermos. Até porque também temos dinheiros a receber", disse, garantindo “aguentar” a empresa “tanto quanto possível”. “Os despedimentos serão a última coisa possível", afiançou.”

1 de maio de 2009

25 de Abril, Sempre! Fascismo nunca mais!

Com o título acima indicado, João Dinis-Jano, Autarca da CDU – Oliveira do Hospital, Presidente da Freguesia de Vila Franca da Beira, escreveu um artigo, no "Correio da Beira-Serra", cujo link, indicamos a segir:
http://www.correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2113:25-de-abril-sempre-fascismo-nunca-mais&catid=56:joao-dinis&Itemid=61

8 de abril de 2009

Benvinda Ascenção - comemora 100 anos


Centenária comemora aniversário no lar de Ervedal da Beira


No dia 11 de Abril, há festa no Lar de Idosos de Ervedal da Beira. A vilafranquense Benvinda Ascenção comemora o centésimo aniversário.

Em plena posse das suas capacidades intelectuais e ainda fisicamente capaz, a idosa natural de Vila Franca da Beira é motivo de orgulho no Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira.

A sua longevidade vai ser assinalada com uma festa simbólica e calorosa, à qual se associam a direcção da instituição, os funcionários, os utentes do lar e familiares de Benvinda Ascenção.

Notícia publicada na edição online do CORREIO DA BEIRA-SERRA , Quarta-Feira, 8 de Abril de 2009

6 de março de 2009

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Comemora-se, no dia 8 de Março, mais um aniversário do Dia Internacional da Mulher.

Por isso e pelo 3º ano consecutivo o Núcleo de Mulheres de Vila Franca da Beira, celebra esta data.

O evento, um jantar convívio, vai ter lugar na sede da UDV, no dia 7, com uma adesão muito significativa, prevendo-se a participação de cerca de uma centena de celebrantes, com a particularidade deste acontecimento ser levado a efeito exclusivamente por mulheres.

Cabe aqui um pouco de História: O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente a 8 de Março e procura lembrar a luta que as mulheres travaram ao longo de décadas, por direitos sociais e políticos, que vão do igual acesso, com o homem, ao divórcio, ao direito de voto, à igualdade de remuneração para trabalho igual ao masculino ou até ao reconhecimento da sua particular vulnerabilidade em acções de violência doméstica.

1 de março de 2009

OBRAS NA ESTRADA NOVA

POSIÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA

SOBRE AS OBRAS NA ESTRADA NOVA


A Junta e a Assembleia de Freguesia de Vila Franca da Beira, sempre em conjunto com a População, desde há anos que reclamam a realização de algumas obras para reduzir o perigo da circulação na Estrada Nova.

No nosso entender, é necessária a Rotunda que agora está a ser construída e também é importante acautelar a confluência da Estrada Velha.

Porém, sobretudo neste caso da confluência da Estrada Velha, a obra apareceu de uma forma que não se esperava. Por causa disso mesmo, a Junta de Freguesia de imediato comunicou à Câmara a sua posição, tal como segue:

1- Reiteramos que nos parecem excessivos, e desnecessários mesmo, os “implantes” no pavimento, quer o triângulo quer a “caixa de desvio” na zona da confluência da Estrada Velha.
É caso para dizer: - “ou oito ou oitenta”…

2- Impõe-se, agora, uma sinalização cuidada, especialmente para de noite, pelo que também deve ser implantada, no pavimento, uma sequência de luzes intermitentes.

3- Pensamos que já estará prevista a iluminação com candeeiros, quer na zona da Rotunda e dentro desta, quer também na zona da confluência da Estrada Velha e dentro do triângulo aí situado.

3.1- Sem essa forte e contínua iluminação nocturna, a zona da Rotunda e da confluência da Estrada Velha fica ainda mais perigosa do que era antes porque a aproximação de veículos é veloz e surgem esses novos “obstáculos” pela frente, tanto mais que há curvas nas proximidades.

Entretanto, espera-se que a Câmara mande pôr o tapete de alcatrão na Estrada Velha. E que dê continuidade a esse tipo de melhoria pela rua das Urgueiras, pelas ruas do Rossio e pela Rua da União (pelo menos).


Vila Franca da Beira, 16 de Fevereiro de 2009

A Junta de Freguesia

17 de fevereiro de 2009

Vila Franca da Beira - internet - gratuita


Vila Franca da Beira dispõe do serviço Internet "sem fios" ("wire-less"). Este serviço público está disponível deste o início do ano  e permite aos utilizadores navegarem "à borla" na Net. Trata-se de uma iniciativa municipal a que a Junta de Freguesia naturalmente aderiu.

Em todo o caso, mantém-se a Internet pública (gratuita) dentro doedifício onde funciona a Secretaria da Junta de Freguesia. - Jano -

Consultar: 

http://www.cm-oliveiradohospital.pt/site/noticias/noticia.php?id=2519&tipo=d