3 de novembro de 2010

GRACIAS ANTONIO !!!! VILA FRANCA DA BEIRA 10 AÑOS EN INTERNET!!!!



Quiero de esta simple manera agradecerle poner a Vila Franca da Beira en Internet!!!A pesar de no haber nacido allí, fue visitarla y entrar a reconocer, primero , en 1999, al lado do meu pai de esos lugares tan familiares y tan recordados en toda su vida en Argentina. Al estar tan lejos es una manera de estar "mais perto da terra"
Fue allá por 2001 , el 13 de diciembre, "o dia do meu aniversario (casualidade.........causalidade ...penso que esta última!!!)" el día que me enteré de la existencia de esta página y apartir de ese momento fue que inicié mi contacto con este sitio. Le escribí a Antonio para saber si éramos de la familia (se llama Antonio como "meu pai" ), me respondió que no , seu alcunha "guímaro" meu pai e a nosa, dos "engivres"!!! en fin..
El tiempo pasó.... unos meses despues, me llegó un correo donde Antonio me proponía colaborar con la traducción al español de la historia del pueblo (confieso que me costó, mis conocimentos de portugués eran y son de autodidacta) y fue ahi que quedé como referente desde aquí de Argentina, colaborando como puedo con la colectividad.
Se acuerda Antonio de esto???
En 2008 pudimos cumplir con mis hermanos, el sueño de viajar los tres a Portugal y alli estuvo Antonio y Alice para llevarnos a uno de los lugares más bellos de Portugal : Sintra y alrededores
una atención y un recuerdo inolvidable!!!!
GRACIAS ANTONIO POR TODO LO QUE HA HECHO Y HACE POR VILA FRANCA DA BEIRA ANA MARIA BORGES DINIZ E FAMILIA!!!!  (Argentina)

16 de outubro de 2010

Vila Franca da Beira na Internet


Este site de Vila Franca da Beira comemora no ano corrente 10 anos de existência. Foi dos primeiros sites, senão o primeiro, a nível do concelho de Oliveira do Hospital, com as suas características. O endereço inicial era “vilafrancadabeira.cjb.net” actualmente acede-se-lhe como “www.vilafrancadabeira.net”.

O autor, António Borges Lopes “Guímaro”, agradece a todos os naturais, familiares e amigos de Vila Franca em Portugal e espalhados pelo Mundo, a colaboração que tem sido prestada.

Manifesto a minha inteira disponibilidade para continuar a dar a conhecer ao Mundo Vila Franca da Beira e as suas gentes.

Aproveito a oportunidade para realçar o interesse manifestado pelo site, através do acesso ao vídeo das Festas de Santa Margarida, deste ano, que já conta com  mais de 300 visitas desde 22 de Agosto.

Desejo as maiores Felicidades a Todos os Vilafranquenses, Familiares e Amigos.
Bem Hajam.

23 de setembro de 2010

da Cordinha ao Cobral ...



Actuação da Filarmónica de Ervedal da Beira 

Participação da Queijaria dos Lameiras de Vila Franca da Beira, na "Mostra"

22 de agosto de 2010

Festas de Santa Margarida - 2010 -

Sábado, 14 de Agosto de 2010
  • Actuação do Grupo de Concertinas "Sons da Serra" de Lourosa - Oliveira do Hospital


Lourosa - vem-me à memória a minha saudosa avó paterna (Maria Adelaide Pais), nascida nesta Freguesia em 1906. (António "Guímaro")
_______________________________________________

Domingo, 15 de Agosto de 2010
 
  • Procissão
  • Filarmónica de S. João das Areias
  • Rancho "Rosas de Vila Franca da Beira

19 de agosto de 2010

Instalações Sanitárias - Largo da Capela


Estão disponíveis Instalações Sanitárias Públicas, a partir deste mês de Agosto, no Largo da Capela. Parabéns à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia e aos Vilafranquenses.

20 de julho de 2010

8º. TORNEIO DE TÉNIS DE VILA FRANCA DA BEIRA - Resultados


Luís Marques foi o grande vencedor do 8º Torneio de Ténis de Vila Franca da Beira vencendo pela 5ª vez consecutiva este torneio e no total já arrecada 6 troféus de vencedor. Este ano encontrou mais uma vez o finalista João Dinis, repetindo-se a final de 2008 mas desta vez apenas em dois sets: 6-2 e 6-4.

As taças foram entregues pelo presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira - João Dinis, e pela Vereadora da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital - Maria Graça de Brito da Silva.

O torneio encontra-se enquadrado no circuito inter-sócios do Clube de Ténis de Oliveira do Hospital que este ano faz 10 anos.

A todos os participantes ficam os maiores agradecimentos pela dedicação e empenho demonstrado em todos os jogos.

A organização, João Frade


8 de março de 2010

21 de dezembro de 2009

Boas Festas

Votos de

>



para Todos os Vilafranquenses e Amigos

António "Guímaro"

Assembleia aprovou moções do deputado da CDU

SEGUNDA, 21 DEZEMBRO 2009 15:25 LILIANA LOPES ÚLTIMA HORA in "Correio da Beira Serra - OnLine"


João Dinis assistiu, no último sábado, à aprovação de duas moções onde reclama o reforço de verbas para as autarquias e a realização de investimento público.

Foram aprovadas por maioria as duas propostas apresentadas por João Dinis na última Assembleia Municipal. Usando a crise para justificar a apresentação de cada uma das moções, o deputado municipal da CDU referiu-se em particular à “necessidade crescente” das autarquias de “fazer face a um conjunto de despesas que aumentaram, enquanto diminuíram algumas das receitas”.

Continuação da notícia em:
http://www.correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2935:assembleia-aprovou-mocoes-do-deputado-da-cdu&catid=53&Itemid=110

António Lopes brindou bombeiros de Lagares da Beira com mais uma ambulância

SEGUNDA, 21 DEZEMBRO 2009 17:37 LILIANA LOPES ÚLTIMA HORA in "Correio da Beira Serra - OnLine"


Numa altura em que a quadra natalícia é convidativa à troca de presentes, os bombeiros de Lagares da Beira foram contemplados com uma viatura de transporte de doentes.


O gesto altruísta partiu do empresário e benemérito local António dos Santos Lopes que, no último sábado, depositou a nova ambulância no parque de viaturas da corporação.
 
Continuação da notícia em:
http://www.correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2936:antonio-lopes-brindou-bombeiros-de-lagares-da-beira-com-mais-uma-ambulancia&catid=53&Itemid=110

28 de novembro de 2009

FBA descapotável já roda pelas ruas de Vila Franca da Beira


Início Notícias Destaque FBA descapotável já roda pelas ruas de Vila Franca da Beira - in "Correio da Beira Serra - OnLine"

________________________________________________




Aos 76 anos, “Mariano” dá por concluída a segunda invenção automóvel. O protótipo descapotável com o seu nome está pronto e já circula em Vila Franca da Beira.

É descapotável e com capacidade para duas pessoas o novo modelo automóvel, de marca “FBA” criado em Vila Franca da Beira por Fernando Borges Abrantes, mais conhecido por “Mariano”.

Não é contudo o primeiro carro criado pelo inventor de 76 anos, já que há 30 anos, também pôs nas ruas de Vila Franca um outro modelo, da mesma marca, e que a filha fez questão de conduzir no dia do casamento.


Totalmente inventado por Mariano, o carro apresenta-se como um misto de peças recuperadas num vulgarmente conhecido “papa-reformas”, num motociclo, num Fiat antigo e, de outros apetrechos produzidos pela força braçal do próprio inventor.

“Fiz o volante com duas argolas que fui batendo até fazer duas meias luas”, contou ao correiodabeiraserra.com, acrescentando que “o motor era de um papa-reformas e o manípulo das mudanças foi retirado do Fiat”.

Embora sem portas e sem tejadilho, o FBA de Mariano trabalha com um toque de chave e anda a gasolina de mistura. “Ainda dá 60 km/h”, referiu explicando que não pode andar a maior velocidade “porque a direcção começa a laquear”.

Fruto de uma grande dedicação do inventor, o FBA tem contudo uma longa história para contar. É que o protótipo chegou a fazer parte dos sonhos de Mariano que chegou a recear que um dia pudesse ficar “louco”, já que a solidão com que se debate desde que ficou viúvo, o levava a permanecer longas horas no interior da velha oficina a dar forma ao automóvel.

Iniciado há alguns anos, foi nos últimos dois anos que o FBA ganhou maior forma e se traduziu num verdadeiro desafio para o inventor. A certeza era de que, depois de concluído, o carro tinha que ser desmontado para poder chegar ao exterior da velha oficina. E foi isso mesmo que aconteceu no último Verão, com Mariano a ver-se na obrigação de voltar a dar forma ao protótipo. “Depois foi fácil, foi como chegar ao guarda-vestidos e enfiar a roupa”, contou satisfeito a este jornal, explicando que não havia outra solução já que “a porta tem um 1,20 metros e o carro tem 1,30”.

Com o carro na rua, Fernando Abrantes não resiste a dar uma voltinha pela terra. “No outro dia fui até ao Seixo, mas tenho medo porque não tenho papéis”, confessou, contando que as pessoas se mostram surpreendidas quando vêem o carro passar. Segundo disse, até já houve quem lhe quisesse comprar a viatura, mas a venda do FBA não está entre os planos de Mariano que, confessa necessitar mais de companhia do que de dinheiro. “Não o vendo por dinheiro nenhum”, realçou, revelando alguma dificuldade em quantificar o dinheiro que empregou no novo modelo. "Só os estofos custaram-me 70 Euros", contou.

Com um passado ligado a invenções – fez uma máquina a vapor, santos e cascadeiras de milho em madeira, – Fernando Borges Abrantes diz que, por agora, o momento é de descanso. Tem, contudo, entre o planos fazer o tejadilho do novo carro. Mas, primeiro tem que proceder a um arranjo na velha oficina porque a “chuva já entra por todos os cantos”.

8 de novembro de 2009

Feira de São Martinho no Agrupamento de Escolas da Cordinha

Feira de São Martinho no Agrupamento de Escolas da Cordinha - in Correio da Beira-Serra on line
QUINTA, 29 OUTUBRO 2009 17:32 LILIANA LOPES

No próximo dia 14 de Novembro festeja-se o São Martinho na Cordinha. O Agrupamento de Escolas leva a efeito uma feira destinada a reviver tradições.

Alunos, funcionários e professores estão envolvidos na organização da Feira de São Martinho que vai decorrer, entre as 09h30 e as 15h00 de 14 de Novembro, no Agrupamento de Escolas da Cordinha, em Ervedal da Beira.

Composta por várias “barraquinhas” onde cada turma vai vender produtos agrícolas, como as castanhas e outros, a iniciativa visa reviver tradições, num espírito de convívio.

Paralelamente, o certame envolve também exposições de pintura, fotografia, bem como a animação a cargo de vários grupos, como é o caso da Fanfarra dos Bombeiros de Lagares da Beira.

A Feira de São Martinho é ainda aberta à participação de artesãos para exposição e venda dos seus produtos. Não vão faltar também os petiscos e outras iguarias.

Para o final do certame, o Agrupamento reserva a apresentação do livro "O Filho Não é Meu" da escritora da Cordinha, Maria Alice Gouveia. A direcção da escola convida à participação de toda a comunidades educativa e população em geral.

Empresário António Lopes compra pequena aldeia do Vieiro


Com a devida vénia, transcrevo a notícia abaixo, publicada na "Rádio Boa-Nova on line"

06/11/2009 – 13h56 – Empresário António Lopes compra pequena aldeia do Vieiro no limite norte do concelho, com objectivo turístico.

O empresário António Lopes e agora Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital comprou, segundo o próprio em declarações Antena1, para fins turísticos, a aldeia abandonada do Vieiro, localizada numa encosta junto ao Mondego no limite norte do concelho com o município de Nelas.
 
Esta aldeia estava desabitada há muitos anos e dela fazem parte cerca de vinte casas de granito a maior parte delas em ruínas.
 
Manuela Soares até aqui a proprietária, disse também à agência Lusa que” foram necessários diversos anos para conseguir reunir todas as parcelas que fazem parte da aldeia”. António Lopes diz “não ter uma ideia definida do que irá fazer com a aldeia, embora adiante que a prioridade é a recuperação das casas, para que possam servir o turismo da região".
 
Para que isso seja possível comprou também algumas casas em Aldeia das Dez e em Vila Franca da Beira. Em declarações à Antena1, o novo Presidente do Município José Carlos Alexandrino disse que, o desenvolvimento do concelho passa também e em grande parte pelo turismo, sendo essa uma das suas preocupações e apostas para o concelho.

3 de novembro de 2009

CÂMARA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DO HOSPITAL




José Carlos Alexandrino e António dos Santos Lopes foram empossados, respectivamente, nos cargos de presidente da Câmara Municipal  e de presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Acreditamos que, com esta equipa, a "Cordinha" em particular, e o concelho de Oliveira do Hospital em geral,  virão a ter a prosperidade e a visibilidade a que já há muito tinham direito.

PARABÉNS - BOM TRABALHO e VOTOS DE FELICIDADES !

António 'Guímaro' e votantes que elegeram estes Candidatos.

1 de novembro de 2009

Novos Autarcas - VILA FRANCA DA BEIRA - Tomada de Posse




JUNTA DE FREGUESIA DE
VILA FRANCA DA BEIRA



Tomou posse na passada Sexta-Feira, 30 de Outubro, 2009, a nova Assembleia de Freguesia de Vila Franca da Beira.


Já em sessão, a nova Assembleia de Freguesia elegeu os dois Vogais da Junta de Freguesia, pelo que este órgão fica assim constituído:


  • Presidente: - João Manuel Fontes Dinis (CDU - PCP - PEV)
  • Secretário(a) - Alice Maria da Silva Pereira Lameiras (CDU - PCP - PEV)
  • Tesoureiro:- Viriato Manuel dos Santos Coelho (CDU - PCP - PEV)
Estes três membros do Executivo da Freguesia já ocupam os mesmos cargos desde 2001.


A nova Assembleia de Freguesia está assim constituída:


  • Presidente:- Alípio José Esteves dos Santos Monteiro (CDU - PCP - PEV)
  • Primeiro(a)-Secretário(a):- Sílvia Alexandra Abrantes Ramos (CDU - PCP - PEV)
  • Segundo-Secretário:- João António da Silva Gomes (CDU - PCP - PEV)
Vogais:


  • Helena Isabel Amaral Ferrão Cruz (CDU - PCP - PEV)
  • Ana Paula Borges Santos Lameiras (PSD)
  • Maria Bernardete Morais Pinheiro da Fonseca (PSD)
  • António Manuel Simões Marques Narciso (PS)
___________________________________________________
PARABÉNS - BOM TRABALHO e VOTOS DE FELICIDADES !
 António 'Guímaro'
___________________________________________________

12 de outubro de 2009

Autárquicas 2009 - Resultados - Vila Franca da Beira e Oliveira do Hospital

( Para ver os mapas aumentados - click sobre os mesmos )

VILA FRANCA DA BEIRA - Assembleia de Freguesia / Junta




OLIVEIRA DO HOSPITAL - Câmara Municipal




OLIVEIRA DO HOSPITAL - Assembleia Municipal



Parabéns a TODOS ! Votos de Felicidades e desejo de BOM TRABALHO!
Os Munícipes de Oliveira do Hospital e os VilaFranquenses merecem !

9 de outubro de 2009

5 de Outubro de 1910: quase um século depois…

Artigo de Renato Nunes - Professor de História e ilustre Vilafranquense


publicado no Correio da Beira Serra - Online - SEXTA, 09 OUTUBRO 2009 14:28


Comecei a interessar-me pelo silêncio desde muito cedo.

Então, no que se refere à História, os silêncios podem ser tão ou mais significativos que os testemunhos encontrados.

Fazer a “História da História”, como, por exemplo, o tem ensaiado Luís Reis Torgal, pode ajudar-nos a compreender algumas das causas de muitos silêncios, consciente ou inconscientemente fabricados. É um pouco como, e só a título de exemplo, entrar numa biblioteca de um republicano, aqui entendida como objecto historiográfico, e analisar não só as obras aí existentes como tentar ainda compreender a ausência de outras…

Ora, alguns dos silêncios que ainda persistem em Portugal podem encontrar-se, de algum modo, associados ao Estado Novo (1933-1974) e, subentenda-se, às várias representações oficialmente propagandeadas (e proibidas), ao longo desses 41 anos de existência.

Um dos poderosos mecanismos que o regime fascista português tinha ao seu serviço, para manter os espíritos acomodados, passava pelo controlo da educação. Descobri recentemente numa biblioteca escolar um livro da autoria de Caetano Beirão (n.1892, m.1968), escrito durante a II Guerra Mundial. Por cruzamento de dados, apercebi-me que a obra em questão, História Breve de Portugal, já pertencera, como era habitual durante o Estado Novo, à Escola Primária das Ribeiras, freguesia do concelho das Lajes, na ilha do Pico. Trata-se de um estudo onde perpassa a História oficial do regime ou não confessasse o seu autor, logo na Introdução, que se tinha baseado, entre outras, na “excelente” obra do historiador oficial do Estado Novo, João Ameal (História de Portugal). Caetano Beirão, registe-se, foi mesmo distinguido em 1934 com o prémio Alexandre Herculano, atribuído pelo Secretariado de Propaganda Nacional, à sua obra D. Maria I, Subsídios para a revisão da História do seu reinado. Além disso, aquele escritor e jornalista realizou inúmeras conferências aos microfones da Emissora Nacional.

No momento em que o país se prepara para celebrar a implantação da I República em Portugal (5 de Outubro de 1910), pensei partilhar aqui com o leitor a “imagem” que o Estado Novo procurou construir (e reproduzir, de um modo sistemático) sobre aquele período da História nacional.

Basta analisar, durante alguns momentos, o índice da obra de Caetano Beirão, para surpreender o discurso oficial do regime sobre a I República. Veja-se: capítulo I, A instabilidade do novo regime; capítulo II, Ditadura Democrática; capítulo III, Portugal na Guerra; capítulo IV, Demagogia sangrenta.

Acompanhe-se a descrição que o autor nos faz da I República, de modo a atestar, nas suas palavras, a “Instabilidade do novo regime”:

“Todo o país aceita a República sem reacção. Em muitos pontos com entusiasmo. Lisboa delira. Acredita-se ingenuamente na Democracia pura. O povo, em grande parte, imagina que vai de facto governar. […] Apesar de não ter havido reacção contra a República, esta principia a sua vida pela perseguição religiosa e pelo que restava das instituições tradicionais portuguesas. […] Separação da Igreja do Estado, esbulho das Ordens Monásticas, expulsão destas, laicização do ensino, violências e atentados contra sacerdotes, encerro de templos, profanação de cemitérios, promulgação da lei do divórcio, etc. Para lisonjear a Rua, foi permitido o direito à greve. E as greves desenvolveram-se por toda a parte entravando a vida do País”. (Cf. Caetano Beirão, História Breve de Portugal, Editorial Logos, Lisboa, s.d., p. 139).

De uma forma resumida, era a imagem de uma “balbúrdia sanguinolenta” (expressão já usada pelo “intelectual orgânico” e “historiador-ideólogo” do Estado Novo João Ameal na sua apologética História de Portugal, editada em 1940), por oposição à nova ordem institucionalizada pelo Estado Novo; novo, subentenda-se, sempre em comparação com a I República.

Implantada em 1910, a I República portuguesa foi o culminar de um longo processo do qual não poderemos dissociar um conjunto de acontecimentos nacionais e internacionais, como a Revolução Francesa de 1789, com a decorrente implantação da I República, em 1792; as três invasões francesas a Portugal, no início do século XIX, que permitiram a chegada de algumas ideias liberais ao nosso país, trazidas, muitas vezes, nos bornais dos soldados invasores; a revolução liberal portuguesa de 1820; a Conferência Colonial de Berlim de 1884-1885, a questão do mapa cor-de-rosa e o Ultimato Britânico a Portugal, de 11 de Janeiro de 1890, sentido como uma verdadeira humilhação nacional e aproveitado politicamente até à exaustão pela propaganda republicana; a proclamação da República no Brasil, em 15 de Novembro de 1889; o regicídio, no dia 1 de Fevereiro de 1908, que, além do rei D. Carlos, eliminou também aquele que seria o herdeiro natural da coroa, o príncipe D. Luís Filipe. Na verdade, a subida de D. Manuel II ao trono de Portugal, sem ter sido preparado para ser rei, apenas adiou por mais algum tempo aquilo que parecia inevitável, no contexto de uma Monarquia isolada e de um país económica e socialmente debilitado.

99 anos depois da sua implantação, pela primeira vez, em Portugal, importa reter que a I República ficou marcada pela crescente instabilidade política, pela crise económica e social, agravada pela participação de Portugal na I Guerra Mundial, mas também por um conjunto de importantes reformas nos mais variados domínios. Podemos recordar a aprovação do direito à greve, a fixação do horário semanal de trabalho (48 horas), a aprovação de um conjunto de leis que asseguravam a protecção na doença e na velhice, a reforma do ensino primário, que se tornou obrigatório, o combate ao analfabetismo e as leis da laicidade do Estado, entre outros exemplos.

Quase um século depois, importará realizar um debate sério e rigoroso (algo raro no nosso país), onde se explorem os vários acontecimentos que associamos à I República em vários congressos, mas que não se olvidem, também, os silêncios que teimam em persistir dentro desta temática. Estou, por exemplo, a recordar-me da questão das “Aparições de Fátima”, alegadamente registadas entre Maio e Outubro de 1917, durante a I República, e cuja Mensagem da Virgem, como o demonstrou Luís Filipe Torgal, na obra As «Aparições de Fátima». Imagens e Representações (1917-1939), foi sendo sucessivamente reescrita (leia-se, alterada) ao longo do tempo. Para quando um debate verdadeiramente clarificador sobre esta questão? Será este silêncio nacional ainda um resquício de outros tempos?... Prometo que, em breve, voltarei a esta polémica e sensível questão.

Renato Nunes

Professor de História

4 de outubro de 2009

Gentes de Vila Franca da Beira - no EXPRESSO

EXPRESSO TV Vídeo: Os últimos pastores da Serra da Estrela « Expresso TV « Multimédia « Página Inicial

Vídeo: Os últimos pastores da Serra da Estrela


Para os pastores o dia começa às cinco da manhã e só termina depois do pôr-do-sol. Uma vida dura, com poucas compensações, e que muitos dos mais velhos desaconselham vivamente. Ainda assim, o Expresso encontrou o Pedro, 25 anos, em Vila Franca da Beira, cuja grande ambição da vida dele é ter o seu próprio rebanho.


ver em:

22 de setembro de 2009

PS percorre 21 freguesias do concelho com "caravana da mudança"

SEGUNDA, 21 SETEMBRO 2009 17:19 HENRIQUE BARRETO ÚLTIMA HORA ( in "Correio da Beira-Serra")
 
O PS mobilizou-se e percorreu as 21 freguesias do concelho com a maior caravana automóvel “de sempre”.

Um autocarro perseguido por cerca de 200 automóveis, segundo os números revelados pela candidatura de José Carlos Alexandrino, arrancou ontem de Oliveira do Hospital em direcção às 21 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital.


“É a maior caravana de sempre. Nem no tempo do César Oliveira conseguimos juntar tantos carros”, afirmava um dos muitos socialistas que, neste domingo, tiraram o dia para uma passeata por todas as freguesias do concelho.

A “Caravana da Mudança” – foi assim que a organização a intitulou –, arrancou por volta das 09h45 de Oliveira do Hospital e, ruidosamente, dirigiu-se à zona norte concelho. Logo à saída da cidade, o presidente-candidato do PSD foi apanhado de surpresa pelo “buzinão”, poucos minutos após ter saído de casa. O som das buzinas aumentou de tom, e Mário Alves também até reagiu com o tímido apito do seu inseparável Toyota Starlet.

A caravana rumou em direcção a Travanca de Lagos e deteve-se durante algum tempo na terra do candidato – Ervedal da Beira. Os simpatizantes da candidatura de Alexandrino estavam impressionados com o verdadeiro comboio formado por automóveis. “Quando chegámos ao cimo dos Fiais da Beira, ainda se viam automóveis na estrada de Andorinha”, comentava um outro participante desta caravana que, algum tempo depois, entupiu por completo todo o troço de estrada entre Ervedal e Seixo da Beira...

ver continuação da notícia em:

http://www.correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2619:ps-pervorre-21-freguesias-do-concelho-com-qcaravana-da-mudancaq-&catid=53&Itemid=110

21 de setembro de 2009

Autárquicas 2009: “Mulheres do PSD” foram a convívio da CDU e João Dinis desafiou ao debate com todos os candidatos


SEGUNDA, 21 SETEMBRO 2009 13:39 LILIANA LOPES ÚLTIMA HORA  (in Correio da Beira Serra)

A sede da União D.T. Vilafranquense foi, ontem, palco de um convívio da CDU, onde não foi esquecido o nome de António Lopes, nem a lista de mulheres candidatas pelo PSD.

Destinada a dar conta da obra feita e dos projectos em carteira para a freguesia de Vila Franca da Beira, a acção dinamizada pela CDU contou com a mobilização de algumas dezenas de moradores, destacando-se também a presença da candidata com que o PSD concorre àquela freguesia.

Foi, de resto às mulheres vilafranquenses que João Dinis dirigiu uma saudação especial, por entender que “elas foram e serão sempre heroínas”. Não deixou, contudo, de se revelar surpreendido com o aparecimento de uma lista concorrente composta por elementos do sexo feminino...

Ver continuação da notícia em:

http://www.correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2618:autarquicas-2009-mulheres-do-psd-foram-a-convivio-da-cdu-e-joao-dinis-desafiou-ao-debate-com-todos-os-candidatos&catid=53&Itemid=110

14 de setembro de 2009

7º Torneio de Ténis de Vila Franca da Beira - 2009


Para ver o quadro aumentado, click sobre o mesmo!

Decorreu no fim-de-semana de 12 e 13 Setembro de 2009 o 7º Torneio de Ténis de Vila Franca da Beira que contou com 11 participantes. O vencedor foi Luís Marques e como finalista, o Vilafranquense João Frade.

A chuva ainda ameaçou o adiamento do torneio mas felizmente o torneio decorreu como esperado e a final realizou-se na tarde de Domingo.A organização espera mais tenistas para o próximo ano de modo a divulgar e fomentar mais o ténis por Vila Franca da Beira.

.
Os Finalistas