18 de setembro de 2012

Falecimento de Manuel Dinis (Né)

 
 
 

FALECIMENTO
 
 

Manuel Dinis
 
18 Setembro de 2012

 
Nasceu a dois de Maio de 1919, na cidade de Piquête, no Brasil, sendo filho de Manuel Dinis e Maria Borges.
 
Veio para Portugal, onde depois casou no início dos anos trinta, com Ester Marques Fontes.
 
Deste casamento nasceram dois filhos, João Dinis (Jano) e António Dinis (Nené).
 
Foi ferreiro, serralheiro de profissão tendo granjeado fama de "artista".
 
No inicio dos anos 30 do século passado entrou na Tuna Vilafranquense onde aprendeu a tocar bandoleta. A Tuna extinguiu-se, mas ele continuou a sua formação musical como autodidata, intérprete e autor. E simultaneamente, continuou a versejar.
 
No final dos anos 30 foi regente de uma outra Tuna em Vila Franca da Beira, agregada à União Desportiva e Tuna Vilafranquense.
 
Até aos 92 anos, Manuel Dinis, esteve sempre ligado à Música e à Poesia.
 
O primeiro livro escrito por Manuel Dinis saiu em 2005 e intitula-se “O Voltear dos Rifões”.
 
“As Sextilhas de Manuel Dinis”, foi o título da segunda publicação deste autodidata residente na Freguesia de Vila Franca da Beira, concelho de Oliveira do Hospital.
 
 
Chamo-me Manuel Dinis
E sou poeta aprendiz
Ao fazer noventa anos.
Regressei a Portugal
E estou aqui afinal
Como estão outros fulanos.


Eram meus país portugueses
E como simples burgueses
Para o Brasil emigraram.
Catorze anos decorreram
Lá trabalharam viveram
E a Portugal regressaram.


Vim com eles de criança
'inda tenho na lembrança
O dia da despedida.
O coração me dizia
Que nunca mais voltaria
Àquela Pátria querida.


Ó Portugal grandioso
Foste sempre poderoso
E serás a vida inteira!
Vim do Brasil lá nasci
E fiz-me homem aqui
Em Vila Franca da Beira.

( do Livro "As Sextilhas de Manuel Dinis")

À Viúva, aos Filhos e restante Família, apresento as minhas Sentidas Condolências.

31 de agosto de 2012

Renato Nunes edita livro de poesia


 
Renato Nunes edita livro de poesia

Construir sentidos — assim se intitula o primeiro livro de poesia assinado por Fernando Alva, que, recorde-se, é o pseudónimo adoptado por Renato Nunes, autor de Vila Franca da Beira, concelho de Oliveira do Hospital.
 
 A obra em questão é apresentada como uma colectânea de poemas escritos pelo autor, entre os 11 e os 31 anos, e encontra-se à venda, numa edição limitada, na Biblioteca Municipal da cidade de Oliveira do Hospital e em várias livrarias/papelarias desta cidade.  

2 de julho de 2012

João Dinis autarca de Vila Franca não gostou !

"João Dinis não gostou de ouvir o deputado independente José Vasco Campos dizer que prefere ver cair Vila Franca da Beira do que Alvôco de Várzeas..."

28 de junho de 2012

DIVULGAÇÃO

BLC3 - OFERTA DE ESTÁGIO PROFISSIONAL


OFERTA DE ESTÁGIO PROFISSIONAL

 (Administração e Finanças)

(M/F)

A BLC 3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro, oferece

Destinatários

. Recém saídos dos sistemas de educação à procura do primeiro emprego;
. Desempregados à procura do primeiro emprego;

Perfil

Jovem ambicioso, com formação em Administração Finanças e experiência em Microsoft Project, que pretenda desenvolver uma carreira profissional e especializar-se na área gestão de projectos.

 As candidaturas devem ser enviadas, por correio electrónico, para:

info@blc3.pt

e ficarão validadas após confirmação da recepção via e-mail.

um estágio profissional pelo período de 9 meses, remunerado de acordo com a
legislação em vigor, a jovens licenciados na área de Administração e Finanças, com
idade compreendida entre os 18 e os 30 anos.
_____________________________________________________

(transcrição da Newsletter da CMOH de 28.06.2012)

17 de junho de 2012

"Vamos Construir o Futuro" Cerimónia de 10 de Junho de 2012

Com o tema: “Vamos Construir o Futuro”, A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira levaram a efeito no dia 10 de Junho de 2012, na sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, uma cerimónia, com a participação dos snrs. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Presidente da Assembleia Municipal, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira, Outros Autarcas, Convidados e Vilafranquenses que se consubstanciou nos seguintes factos:
Assinatura de Acordos de Cooperação com a Junta de Freguesia e colectividades da Freguesia.
Esta cerimónia foi ainda marcada por momentos muito especiais
Homenagem ao Sr. António dos Santos Lopes, grande benemérito, que muito tem apoiado Vila Franca e as suas gentes, e outros organismos por todo o Concelho.
Apresentação do livro “As Sextilhas de Manuel Dinis”, da autoria do Sr Manuel Dinis, editado pelo Município de Oliveira do Hospital”.
Subordinado também ao tema cultura foram distinguidos três ilustres Vilafranquenses pelos seus trabalhos na escrita, na poesia dita, e na música – D. Ermelinda da Silva, Sr João Esteves Dera e Luís Carlos Lameiras “Sacristão”.
Antes do início da Cerimónia, Vila Franca foi brindada por uma “arruada”,  pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira e no final pela actuação do Rancho Folclórico “Rosas de Vila Franca”. No final de tudo, seguiu-se um lanche convívio.

20 de maio de 2012

24º. Aniversário da Freguesia de Vila Franca da Beira

Não ao encerramento da Escola em Vila Franca da Beira

Ler abaixo,  a nova posição desta Junta de Freguesia tendo em conta a eventualidade do encerramento da Escola Básica que aqui serve as povoações de Vila Franca da Beira e Aldeia Formosa. É uma Escola com 12 Crianças e com perspectivas de aumento caso a DREC se deixe de gerar instabilidade junto dos encarregados de educação com as consecutivas ameaças de encerramento. É uma Escola onde o Município e a Freguesia têm investido para nela criarem todas as condições. Nada pode pois "justificar" o encerramento desta magnífica Escola a não ser arrogância governativa e falta de respeito pela democracia e pelos direitos das Crianças.  Ao que julgamos saber, no próximo dia 22 de Maio a DREC vai comunicar a sua decisão ao Agrupamento de Escolas da Cordinha.

A consumar-se o encerramento deste Escola - a mando da DREC e do Ministério da Educação - esta Freguesia reserva-se no direito de tudo fazer para impedir tamanha violação dos nossos direitos e dos direitos das Crianças.

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira.
João Dinis
____________________________________________________

16 de maio de 2012

FAAD realiza encontro de sensibilização -Hipertensão Arterial


"As valências de apoio à 3ª Idade da Fundação de Aurélio Amaro Diniz irão concretizar na próxima quinta-feira, dia 17 de Maio, por volta das 20h30, na Casa da Cultura Dr. César de Oliveira, um encontro com o objectivo de sensibilizar para o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, dirigido a toda a comunidade. Este evento, integrado no Plano de Actividades daquela I.P.S.S, conta com a presença de alguns profissionais de saúde que prestam serviço no Lar de 3ª Idade, que também durante esse dia dinamizarão um Rastreio de Tensão Arterial, a partir das 09h00, nas instalações da FAAD em Oliveira do Hospital."

Foto e notícia publicados na Rádio Boa Nova - click aqui ! 

12 de maio de 2012

Filho de Carlos Martins com dador "totalmente compatível"



" ...O jogador de futebol anunciou na sexta-feira à noite que o "exasperante período de espera" terminou e que o filho, que sofre de aplasia medular,  já tem um dador compatível.

"Hoje é um dia de muita alegria", começou por escrever na página oficial do Facebook.
"Com enorme gratidão, comoção e satisfação anunciamos que, após um longo e exasperante período de espera, foi encontrado um dador totalmente compatível com Gustavo...." "

24 de abril de 2012

Feira do Livro destaca autores concelhios até 29 de Abril

" ... A Feira do Livro está de regresso a Oliveira do Hospital. Na tenda situada no Largo Ribeiro do Amaral, livrarias e papelarias do concelho e um alfarrobista convidado apresentam um conjunto variado de obras literárias, mas o principal destaque é dado às obras de autores do concelho de Oliveira do Hospital...
... No dia em que o certame elegeu “As Sextilhas” de Manuel Dinis como “livro do dia”, José Carlos Alexandrino apreciou o trabalho dos diveros autores, que vão ter lugar de destaque em cada um dos dias do certame, mas deu especial enfoque à obra que amanhã, pelas 14h00, vai ser lançada na Feira do Livro... "

Ver notícia completa no:   click aqui !

Abril presente !


1 de abril de 2012

Vila Franca da Beira - com Junta de Freguesia SEMPRE ! - Manifestação em Lisboa

Participação de População de Vila Franca, na Manifestação em Lisboa no dia 31 de Março de 2012, em defesa da continuação de Freguesia



Este vídeo já tem mais de 900 visualizações !

Para ver em tamanho maior - click aqui !

_____________________________________________________________

Ainda sobre a Manifestação, o Sérgio Correia, enviou o endereço abaixo, de um vídeo onde aparece, na parte final, algumas imagens de População de Vila Franca. Ver em:

http://www.presstv.ir/detail/234093.html

22 de março de 2012

Vilafranquenses

Vídeo muito interessante, enviado por dois ilustres Vilafranquenses: Filipe Frade e Manuel Esteves "Cardoso"- Brasil
( Com Som )

10 de março de 2012

Encontro Nacional da Anafre - 10.03.2012

TODOS A LISBOA ! 
Sábado 31 Março 2012


O Encontro Nacional da Anafre ( Associação Nacional das Freguesias), sob o tema "Reforma da Administração Local", realizou-se neste sábado, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), na Junqueira,  com uma significativa participação de autarcas das Freguesias.

Ficou decidida a realização de uma GRANDE MANIFESTAÇÃO EM LISBOA, no próximo dia 31 de Março (sábado), no Parque Eduardo VII, na defesa da não extinção das Freguesias.

Participe, venha defender dos nossos interesses! Vila Franca da Beira tem que continuar a ser Freguesia !

A População em geral, a UDV, o Rancho... Venham TODOS ! Todos nunca seremos demais em defesa dos interesses da nossa População ! 

8 de março de 2012

3 de março de 2012

Partida dos Vilafranquenses para Coimbra em 3.3.2012

Partida de um grupo da População Vilafranquense para Coimbra, a fim de participar na Concentração Distrital, em defesa da continuidade da Freguesia de Vila Franca da Beira.

10 de fevereiro de 2012

“A minha missão em Oliveira do Hospital está de alguma forma cumprida"

"A meio do mandato, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital já dá como certa a conquista do seu objetivo maior: mudar a forma de estar na política. Em entrevista ao  correiodabeiraserra.com ...

... António Lopes debruça-se sobre variadas áreas e não deixa estabelecer um contraponto entre o executivo atual e o que o precedeu. Numa postura de “missão cumprida”, o autarca revelou ainda não estar disponível para uma recandidatura. Mas, assegura reconsiderar se tal decisão colocar em risco a recandidatura do atual presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino..."

Ver entrevista completa no -Correio da Beira-Serra- clique aqui !

31 de janeiro de 2012

Lançamento do Livro "As Sextilhas de Manuel Dinis"

Foto "Rádio Boa Nova"

"As Sextilhas de Manuel Dinis, é o título da segunda publicação deste autodidacta, cujo lançamento, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, teve lugar no passado sábado à tarde, no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital..."





Ver notícia completa em "Rádio Boa Nova" - click aqui !

8 de janeiro de 2012

O Concelho de Oliveira do Hospital e a TDT

" 08/01/2012 - TDT não pode transformar-se num assalto à bolsa das pessoas” disse Francisco Louça em Alvôco das Várzeas. (in Rádio Boa Nova on-line)

Em declarações à agência Lusa, Francisco Louçã disse que a oportunidade tecnológica que representa a transição de sinal analógico para Televisão Digital Terrestre (TDT) “não se pode transformar num assalto e muito menos numa desigualdade” entre o interior e o litoral do país, rejeitando que “quem vive no interior seja penalizado e discriminado”. O líder do Bloco de Esquerda prestou estas declarações numa visita a Alvôco das Várzeas neste concelho, na companhia do presidente da câmara e da junta de freguesia..."

Ver notícia completa em: Rádio Boa Nova - clik aqui !

5 de janeiro de 2012

Oliveira do Hospital e a TDT - em programa da RTP-Informação 04.01.2012

Entrevista ao Vice-presidente da CMOH, integrada no programa da RTP-Informação, sobre a TDT, transmitido em 4 de Janeiro de 2012

29 de dezembro de 2011

TDT - Atenção Vilafranquenses !

O Jornal on-line “Correio da Beira Serra”, publica hoje (29.12.2011) uma notícia/artigo com o título “Seis mil Oliveirenses podem ficar sem televisão”. Nesse artigo são focadas várias dificuldades na captação do novo sinal digital (TDT), em várias Freguesias do Concelho.

No fim do citado artigo, diz:  Lajeosa e Vila Franca da Beira são as únicas freguesias do concelho onde a cobertura é total…”.
Convém que os Vilafranquenses verifiquem se esta afirmação corresponde mesmo à realidade, informando-se através de pessoal experiente, como por exemplo o Manuel António da Silva Borges (Confort-Electrodomésticos / Oliveira do Hospital).
Se tiverem dificuldades na captação do dito sinal, deverão fazer chegar essa informação ao senhor Presidente da Junta ou ao Município que, certamente, a encaminhará para as entidades a quem cabe a obrigação da resolução técnica do problema.
Não alinhem incondicionalmente na publicidade existente, de promoção de alternativas com custos, uma vez que a taxa do audiovisual, que pagamos no recibo da electricidade, contempla os serviços respeitantes à TDT.
 - Estejam atentos… mais tarde, pode mesmo ser tarde ! -  
Para ler notícia completa no "Correio da Beira Serra" click aqui !

16 de dezembro de 2011

Bombeiros de Lagares da Beira distinguem António Lopes com Fénix de Honra

"Depois do crachá de ouro, o empresário e benemérito António Lopes recebe a Fénix de Honra. A iniciativa volta a partir da corporação de bombeiros de Lagares da Beira.
 
Em seis meses é a segunda vez que uma corporação de bombeiros agradece de modo solene a generosidade de um benemérito.

Tal vai acontecer este sábado, 17 de dezembro, por ocasião do jantar de Natal da corporação de bombeiros de Lagares da Beira, durante o qual o conhecido empresário e também presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, vai ser brindado com a segunda condecoração mais importante da Liga dos Bombeiros Portugueses, a Fénix de Honra..."

Ver notícia completa no "Correio da Beira Serra" -click aqui !

4 de dezembro de 2011

Vila Franca da Beira e o XIII Congresso da ANAFRE 2 e 3 Dezembro 2011

Nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2011, realizou-se na cidade de Portimão, o XIII Congresso da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias. - "AS FREGUESIAS NA REFORMA DO ESTADO"

Neste Congresso encontrei o João Dinis (Jano). Como eu, estava a defender vários temas, entre os quais, o mais importante, a continuidade da existência das nossas Freguesias, o Jano, por Vila Franca da Beira e eu por Alfornelos (Amadora).

Surpreendido pela sua aparição no palco, não tive tempo de obter imagens do início da sua intervenção, ainda assim, consegui gravar grande parte do seu discurso até ao final. Embora com uma qualidade de imagem muito deficiente, pois foi obtida por telemóvel, não quis deixar de colocar este vídeo aqui no site.


Neste Congresso, que reuniu 1.300 delegados e cerca de quinhentos observadores, foi aprovada, entre outras, uma moção relativa a Freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, que está disponibilizada, em código PDF. Para a ler, click aqui!

29 de novembro de 2011

Participe no próximo domingo dia 4 de Dezembro na Campanha de Dadores de Medula para o pequeno Gustavo em Oliveira do Hospital

A ação que tem por lema “Ajudem o Gustavo Martins a marcar este golo…” vai decorrer entre as 09h00 e as 19h00 e pode ser participada por pessoas saudáveis, com idade entre os 18 e os 45 anos e com mais de 50 quilos, na FAAD.

"Mondego" - Magnífico vídeo em HD ( Alta Definição)

Imagens que "falam" do nosso Mondego. Daqui envio os Parabéns ao autor!

"...Um rio aclamado por poetas e compositores, intimamente entrelaçado na História de Portugal. Com as suas águas a fundirem-se com o mar, um pequeno riacho, escondido nas altas montanhas da Serra da Estrela, continua a assegurar o Mondego que respira a vida na sua grande variedade de habitats e vida selvagem..." Daniel Pinheiro.


"MONDEGO" Versão Portuguesa from Daniel Pinheiro on Vimeo

27 de novembro de 2011

Campanha de Dadores de Medula para o pequeno Gustavo por toda a região

Participe no dia 4 de Dezembro (domingo)!

Foto: Rádio Boa Nova

"...Também, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, não faltou a esta chamada, dizendo que " esta é uma  prova do que as pessoas e instituições podem  e são capazes de fazer. Nós acreditamos que no meio desta movimentação e prova de solidariedade, o pequeno Gustavo vai ter o que precisa. O Município, o concelho e o país, está ao lado da família de Carlos Martins e que ajudar...".

A campanha continua hoje durante a tarde onde se espera uma afluência maior, mas quem não puder hoje, está marcado para o próximo dia 4 de Dezembro mais um dia e nesse dia poderá então fazer a sua doação de sangue.


19 de novembro de 2011

Comissão Social Inter-Freguesias da Cordinha - CSIFC -

A Comissão Social Inter-Freguesias da Cordinha, CSIFC, foi constituída, este ano de 2011, ao abrigo da Lei específica e de livre vontade por parte das Entidades suas componentes de entre as quais se destaca as três Freguesias "da Cordinha", no concelho de Oliveira do Hospital , e que são:- Ervedal da Beira - Vila Franca da Beira - Seixo da Beira - num universo de quase 3 500 habitantes. Também fazem parte da CSIFCordinha, as Colectividades de Cultura e Recreio; as IPSS, no caso o Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira e o Centro Paroquial e Social de Seixo da Beira; o Agrupamento de Escolas da Cordinha; outras organizações populares de base quer ligadas à Igreja Católica quer laicas, e até algumas personalidades individualmente consideradas.

Em 2011, e por acordo regulamentar, exerce mandato como Presidente em exercício da CSIFCordinha, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira. Em 2012 será o Presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira e em 2013 será o Presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira.

Na sua área geográfica e administrativa, que corresponde à área das Três já citadas Freguesias, a CSIFCordinha tem como objectivos principais, e ainda nos termos da Lei, assinalar e encaminhar casos de carências sociais relevantes, coordenar algumas iniciativas públicas a nível próprio ou das Entidades que a constituem, emitir posicionamentos ou inquirir situações noutras matérias que, pela sua relevância social, lhe mereçam interesse.

No caso, o Plenário da CSIFCordinha, de dia 18 de Novembro, também aprovou - por unanimidade - uma posição "contra" o eventual - e indesejado - encerramento ( ou fusão ) de uma ou mais Freguesias, a nível da Cordinha. É essa posição que segue em anexo.

Com os melhores cumprimentos.
O Presidente em exercício da CSIFCordinha
João Dinis

( Presidente da Junta de Freguesia deVila Franca da Beira)


Este documento tem o formato de PDF.
Se não tem o programa Adobe Reader instalado - click aqui para o obter

8 de novembro de 2011

Vilafranquenses no "Preço Certo"

 uma imagem da sessão em directo 8.11.2011

A participação no PREÇO CERTO do Vilafranquense Manuel Ventura, não foi transmitida em directo no dia 8, como esperávamos. A RTP, no entanto, procedeu à devida gravação, que será transmitida posteriormente. Ficaremos atentos a esta transmissão, que será sem dúvida, uma oportunidade excelente para promoção da nossa terra, feita através dos conterrâneos que fizeram parte do grupo que se deslocou àquele programa.

4 de novembro de 2011

Vilafranquenses no “Preço Certo” (RTP) na próxima Terça-Feira, dia 8 de Novembro, 2011


Uma equipa de Vilafranquenses vai participar no conhecido concurso “Preço Certo”, da RTP, que vai para o ar na próxima Terça-Feira, 8 de Novembro, antes do Telejornal.

Esta possibilidade desenvolveu-se através da iniciativa do conterrâneo Manuel Ventura – que se candidatou a ir ao Concurso em causa – e vai agora ser concretizada com a ida, à RTP em Lisboa, de uma entusiasta delegação de Vilafranquenses.

Para isso, também contam com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira e da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Pois que “acertem no preço” e que se divirtam.
Felicidades.

O Presidente da Junta de Freguesia
João Dinis, Jano

2 de novembro de 2011

Uma Avó de Lourosa - Lourosa comemora Jubileu

http://www.oliveiradigital.net/lourosa/
Enquanto, não surgem novas notícias, para alimentar este blogue, aqui vai uma pequena história, passada na minha infância. Lembrada por este tempo cinzento. Mas vamos então à história.

Estamos em tempo de chuva e este é também tempo de amoladores! Antigamente associava-se o som da “gaita” deles, ao sinal de chuva iminente. Hoje passou um amolador perto de minha casa o que me fez lembrar um caso verídico, passado aqui em Lisboa.

Estávamos em finais dos anos 40, início dos 50, do século passado. O amolador tinha como funções afiar tesouras e facas, consertar guarda-chuvas, rebitar panelas e tachos e consertar alguidares de barro partidos (por aplicação de gatos – pequenos ganchos de arame). Alguns destes homens tinham também uma ocupação deveras especializada que era capar gatos, estes sim de carne e osso. Na primeira metade do século XX, havia uma grande comunidade de galegos em Lisboa, dedicados nomeadamente às antigas profissões de aguadeiros, amoladores, carvoeiros, taberneiros, merceeiros e alguns ligados à indústria hoteleira, que mais tarde se tornaram grandes empresários.

Voltemos à história. A minha avó, ao ouvir a gaita acercou-se do amolador e perguntou-lhe: O snr. capa gatos ? Resposta do homem: Capo sim, minha senhora! A minha avó, então, começou a chamar o seu gato, (era lindo, grande, de pelo amarelo luzidio, e simultaneamente um “ganda” maluco pelas gatas das redondezas ). Romão…. Romão… bix… bix..bix… . Romão ?!

Romão ???! Exclamou espantado o amolador. Ramon é o meu nome ! Vou-me já daqui embora, não capo gato nenhum, não senhora !... e lá foi...

Final da história, o Romão daquela vez teve sorte.