29 de novembro de 2011

Participe no próximo domingo dia 4 de Dezembro na Campanha de Dadores de Medula para o pequeno Gustavo em Oliveira do Hospital

A ação que tem por lema “Ajudem o Gustavo Martins a marcar este golo…” vai decorrer entre as 09h00 e as 19h00 e pode ser participada por pessoas saudáveis, com idade entre os 18 e os 45 anos e com mais de 50 quilos, na FAAD.

"Mondego" - Magnífico vídeo em HD ( Alta Definição)

Imagens que "falam" do nosso Mondego. Daqui envio os Parabéns ao autor!

"...Um rio aclamado por poetas e compositores, intimamente entrelaçado na História de Portugal. Com as suas águas a fundirem-se com o mar, um pequeno riacho, escondido nas altas montanhas da Serra da Estrela, continua a assegurar o Mondego que respira a vida na sua grande variedade de habitats e vida selvagem..." Daniel Pinheiro.


"MONDEGO" Versão Portuguesa from Daniel Pinheiro on Vimeo

27 de novembro de 2011

Campanha de Dadores de Medula para o pequeno Gustavo por toda a região

Participe no dia 4 de Dezembro (domingo)!

Foto: Rádio Boa Nova

"...Também, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, não faltou a esta chamada, dizendo que " esta é uma  prova do que as pessoas e instituições podem  e são capazes de fazer. Nós acreditamos que no meio desta movimentação e prova de solidariedade, o pequeno Gustavo vai ter o que precisa. O Município, o concelho e o país, está ao lado da família de Carlos Martins e que ajudar...".

A campanha continua hoje durante a tarde onde se espera uma afluência maior, mas quem não puder hoje, está marcado para o próximo dia 4 de Dezembro mais um dia e nesse dia poderá então fazer a sua doação de sangue.


19 de novembro de 2011

Comissão Social Inter-Freguesias da Cordinha - CSIFC -

A Comissão Social Inter-Freguesias da Cordinha, CSIFC, foi constituída, este ano de 2011, ao abrigo da Lei específica e de livre vontade por parte das Entidades suas componentes de entre as quais se destaca as três Freguesias "da Cordinha", no concelho de Oliveira do Hospital , e que são:- Ervedal da Beira - Vila Franca da Beira - Seixo da Beira - num universo de quase 3 500 habitantes. Também fazem parte da CSIFCordinha, as Colectividades de Cultura e Recreio; as IPSS, no caso o Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira e o Centro Paroquial e Social de Seixo da Beira; o Agrupamento de Escolas da Cordinha; outras organizações populares de base quer ligadas à Igreja Católica quer laicas, e até algumas personalidades individualmente consideradas.

Em 2011, e por acordo regulamentar, exerce mandato como Presidente em exercício da CSIFCordinha, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira. Em 2012 será o Presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira e em 2013 será o Presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira.

Na sua área geográfica e administrativa, que corresponde à área das Três já citadas Freguesias, a CSIFCordinha tem como objectivos principais, e ainda nos termos da Lei, assinalar e encaminhar casos de carências sociais relevantes, coordenar algumas iniciativas públicas a nível próprio ou das Entidades que a constituem, emitir posicionamentos ou inquirir situações noutras matérias que, pela sua relevância social, lhe mereçam interesse.

No caso, o Plenário da CSIFCordinha, de dia 18 de Novembro, também aprovou - por unanimidade - uma posição "contra" o eventual - e indesejado - encerramento ( ou fusão ) de uma ou mais Freguesias, a nível da Cordinha. É essa posição que segue em anexo.

Com os melhores cumprimentos.
O Presidente em exercício da CSIFCordinha
João Dinis

( Presidente da Junta de Freguesia deVila Franca da Beira)


Este documento tem o formato de PDF.
Se não tem o programa Adobe Reader instalado - click aqui para o obter

8 de novembro de 2011

Vilafranquenses no "Preço Certo"

 uma imagem da sessão em directo 8.11.2011

A participação no PREÇO CERTO do Vilafranquense Manuel Ventura, não foi transmitida em directo no dia 8, como esperávamos. A RTP, no entanto, procedeu à devida gravação, que será transmitida posteriormente. Ficaremos atentos a esta transmissão, que será sem dúvida, uma oportunidade excelente para promoção da nossa terra, feita através dos conterrâneos que fizeram parte do grupo que se deslocou àquele programa.

4 de novembro de 2011

Vilafranquenses no “Preço Certo” (RTP) na próxima Terça-Feira, dia 8 de Novembro, 2011


Uma equipa de Vilafranquenses vai participar no conhecido concurso “Preço Certo”, da RTP, que vai para o ar na próxima Terça-Feira, 8 de Novembro, antes do Telejornal.

Esta possibilidade desenvolveu-se através da iniciativa do conterrâneo Manuel Ventura – que se candidatou a ir ao Concurso em causa – e vai agora ser concretizada com a ida, à RTP em Lisboa, de uma entusiasta delegação de Vilafranquenses.

Para isso, também contam com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira e da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Pois que “acertem no preço” e que se divirtam.
Felicidades.

O Presidente da Junta de Freguesia
João Dinis, Jano

2 de novembro de 2011

Uma Avó de Lourosa - Lourosa comemora Jubileu

http://www.oliveiradigital.net/lourosa/
Enquanto, não surgem novas notícias, para alimentar este blogue, aqui vai uma pequena história, passada na minha infância. Lembrada por este tempo cinzento. Mas vamos então à história.

Estamos em tempo de chuva e este é também tempo de amoladores! Antigamente associava-se o som da “gaita” deles, ao sinal de chuva iminente. Hoje passou um amolador perto de minha casa o que me fez lembrar um caso verídico, passado aqui em Lisboa.

Estávamos em finais dos anos 40, início dos 50, do século passado. O amolador tinha como funções afiar tesouras e facas, consertar guarda-chuvas, rebitar panelas e tachos e consertar alguidares de barro partidos (por aplicação de gatos – pequenos ganchos de arame). Alguns destes homens tinham também uma ocupação deveras especializada que era capar gatos, estes sim de carne e osso. Na primeira metade do século XX, havia uma grande comunidade de galegos em Lisboa, dedicados nomeadamente às antigas profissões de aguadeiros, amoladores, carvoeiros, taberneiros, merceeiros e alguns ligados à indústria hoteleira, que mais tarde se tornaram grandes empresários.

Voltemos à história. A minha avó, ao ouvir a gaita acercou-se do amolador e perguntou-lhe: O snr. capa gatos ? Resposta do homem: Capo sim, minha senhora! A minha avó, então, começou a chamar o seu gato, (era lindo, grande, de pelo amarelo luzidio, e simultaneamente um “ganda” maluco pelas gatas das redondezas ). Romão…. Romão… bix… bix..bix… . Romão ?!

Romão ???! Exclamou espantado o amolador. Ramon é o meu nome ! Vou-me já daqui embora, não capo gato nenhum, não senhora !... e lá foi...

Final da história, o Romão daquela vez teve sorte.

27 de outubro de 2011

Autarcas da CDU querem participação das populações na luta contra a extinção de freguesias

"Para os eleitos da CDU no distrito de Coimbra o maior problema do poder local reside nas verbas que o Orçamento de Estado lhe reserva.

Os presidentes das juntas de freguesia, eleitos pela CDU, no distrito de Coimbra - Cernache, Castelo Viegas, Ameal, São João do Campo, Torres de Mondego, Vila Franca da Beira, Meruge, Oliveira do Mondego - estão unidos na luta contra a extinção e aglomeração de freguesias..."

Notícia publicada no " Correio da Beira_Serra ", em: 27.10.2011

Para ver notícia completa ---->   CLICK AQUI !

24 de outubro de 2011

Alexandrino opõe-se à extinção e defende “unidades de freguesias”

"Correio da Beira Serra " - SEGUNDA, 24 OUTUBRO 2011 11:09     LILIANA LOPES     ÚLTIMA HORA

O presidente da Câmara vai propor ao governo a criação de “unidades de freguesias” semelhantes às comunidades intermunicipais.

“Unidade de freguesias da Cordinha” e “Unidade de freguesias do Vale do Alva”, foram dois exemplos apresentados pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital como forma de evitar a anunciada extinção de freguesias defendida pelo atual governo.

Conhecido opositor da extinção de freguesias, José Carlos Alexandrino anunciou, assim, a proposta que espera apresentar ao governo para que as freguesias continuem “a manter a sua identidade”, passando a estar envolvidas num “modelo semelhante às comunidades intermunicipais”...

Ver notícia completa no "Correio da Beira Serra " - click aqui !

22 de outubro de 2011

Posição da Assembleia de Freguesia de Vila Franca da Beira na defesa da continuação da existência da Freguesia - 22.10.2011


Ver texto abaixo, da posição hoje assumida  em sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Vila Franca da Beira.

Foi ainda aprovada a formação de uma Comissão de Vilafranquenses para defesa da Freguesia sendo que será constituída por representantes da Junta, da Assembleia de Freguesia e de outros Vilafranquenses.

O Presidente da Junta de Freguesia ficou mandatado para completar a composição dessa Comissão.


19 de outubro de 2011

António Lopes distinguido pela LBP


" O empresário e presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, vai receber no próximo dia 18 de Dezembro, a segunda condecoração mais importante da Liga dos Bombeiros Portugueses. António Lopes recebe a Fénix de honra da Liga pela ajuda que tem dado aos bombeiros com a entrega de 11 viaturas a oito corporações de sete concelhos do país...." 

Ver notícia completa em "Rádio Boa Nova"  - click aqui ! 19/10/2011 - 14h15 -

16 de outubro de 2011

Uma Mensagem de Manuel D. Esteves “Cardoso"

Olá. Amigos Vilafranquenses,                                        

Visite a página de Vila Franca da Beira na Internet.
Você ou sua Família poderão estar numa das reportagens publicadas.
Nova publicação feita dia 16-10-2011.

Veja também as publicações dos meses e anos anteriores.
Dê a sua opinião, novas ideias ou até críticas, tudo irá engrandecer a nossa terra.
Clique na nossa página.
- Click sobre a imagem -


Com as últimas actualizações, poderá encontrar também no YOUTUBE, actuações do Vilafranquense Carlos Lameira "Sacristão". Veja em :

http://www.youtube.com/results?search_query=sacrist%C3%A3o+o+cantor&aq=f


Para outras informações e reportagens gerais sobre Vila Franca da Beira clique
Página 


Divulgue o site de Vila Franca da Beira no mundo,repasse aos seus amigos, desta forma estaremos engrandecendo nossa Terra.

Um abraço.

Manuel D. Esteves “Cardoso.”
Rio de Janeiro - Brasil

14 de outubro de 2011

Queijaria Lameiras - Medalha de Mérito Municipal

Paula Lameiras da Queijaria Lameiras de Vila Franca da Beira, a receber a "Medalha de Mérito Municipal",  nas Comemorações do Feriado Minicipal de Oliveira do Hospital 2011

Foto publicada na página on-line da "Rádio Boa Nova" 
http://www.radioboanova.com/

12 de outubro de 2011

Autarca de Vila Franca da Beira entregou à Câmara abaixo assinado contra extinção da freguesia


"O documento com mais de 250 assinaturas também foi subscrito pelo presidente da Câmara Municipal. O vereador do PSD criticou o “populismo”.

“Vila Franca da Beira é freguesia e assim quer continuar a ser” é o mote do abaixo assinado que, ontem, entrou na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em jeito de protesto à anunciada extinção e aglomeração de freguesias..."

Ver notícia completa em "Correio da Beira Serra":

http://www.correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4305:autarca-de-vila-franca-da-beira-entregou-a-camara-abaixo-assinado-contra-extincao-da-freguesia-&catid=53&Itemid=110

7 de outubro de 2011

Renato Nunes vence Concurso Literário “Manuel Cid Teles” - Outubro 2011

" No âmbito do programa das comemorações do centenário de Manuel Cid Teles, no qual, ao longo de 2011, o município de Oliveira do Hospital tem levando a cabo inúmeras atividades evocativas da sua obra, foi lançado o Concurso Literário “Manuel Cid Teles”, o qual encerrou hoje, dia 7 de outubro, com a divulgação do vencedor.

Num concurso cujo pressuposto principal era a produção de um texto dramático baseado na obra de Manuel Cid Teles, foram recebidos trabalhos oriundos dos concelhos de Oliveira do Hospital, Cascais e Seixal. O júri, constituído por um elemento representante da Câmara Municipal, dois docentes de Língua Portuguesa, um autor/escritor e um encenador, avaliou os textos dramáticos a concurso, tendo decidido atribuir apenas um prémio.

Considerada pelo júri como “excelente”, o primeiro prémio foi para “Cid Teles: memórias de uma viagem (quase) em discurso directo”, da autoria de Renato Nunes, jovem licenciado em História de 31 anos de idade, natural de Vila Franca da Beira, o qual concorreu sob o pseudónimo de Fernando Alva. A entrega do prémio, no valor de € 500.00, decorreu esta manhã durante a sessão solene que assinalou o Feriado Municipal de Oliveira do Hospital."

in:  "Rádio Boa Nova "  7.10.2011 -

Parabéns Renato Nunes - c/ Abraço do António "Guímaro"