17 de abril de 2006

“ROTA DAS FONTES, LAVADOUROS E ESPAÇOS VERDES TRADICIONAIS"

QUASE CONCLUÍDO O PROJECTO “ROTA DAS FONTES,
LAVADOUROS E ESPAÇOS VERDES TRADICIONAIS”.

Fundamentalmente é um projecto de recuperação e alindamento da Fonte do Cimo do Povo - da Fonte e dos Lavadouros da Carreira – do “Carreirão” entre a Fonte do Cimo do Povo e a Carreira -- da Fonte e do Lavadouro do Rossio – do Jardim do Rossio. Para também promover e divulgar este conjunto importante do património urbanístico tradicional de Vila Franca da Beira.

Este projecto é promovido pela Junta de Freguesia a partir de concepção arquitectónica da Engenheira Alzira Frade. As obras iniciaram-se já em finais de Setembro passado e foram alvo de alargamento de prazo de execução devido a imponderáveis. Prevê-se um investimento total na ordem de 41 mil Euros, co-financiado (a 35%) pelo programa Leader + / ADIBER ( 14 500 Euros). Da Câmara Municipal também chegou apoio financeiro ( 12 500 Euros). A verba restante (14 000 Euros) tem que ser conseguida através dos recursos próprios da Freguesia. Entretanto, surgiu a necessidade de fazer algumas obras complementares não previstas inicialmente no projecto tal como foi apresentado em candidatura ( 2005). O empreiteiro que adjudicou as obras é de Vila Franca. Para a recuperação do Jardim do Rossio houve que recorrer a empresa especializada com gabinete em Oliveira do Hospital.

A construção das quatro Fontes e dos dois Lavadouros tradicionais, em Vila Franca da Beira, remonta ao período entre os finais da década de 1920 e o final da de 1930. As obras foram em grande parte custeadas pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em que, à época, houve um Presidente muito ligado, familiarmente, a Vila Franca – o Dr. António Antunes – e um Vereador Vilafranquense, o Sr. Manuel Monteiro. O Largo, o Fontanário e o Jardim do Rossio foram muito impulsionados pela(s) Comissão(ões) de Melhoramentos que houve, em Vila Franca da Beira, entre finais de 1930 e o início de 1950. O Jardim do Rossio foi mesmo dedicado (1953) à boa memória do Dr. Agostinho Antunes, médico e filantropo local, com fortes ligações familiares, profissionais e de amizade a Vila Franca e aos Vilafranquenses.

Enfim, impunham-se as actuais obras de recuperação e alindamento, particularmente nos casos das Fontes e dos Lavadouros construídos há mais de setenta anos. O Jardim do Rossio também estava muito desgastado. Nas diferentes intervenções, procurou-se respeitar a traça e as características originais dos vários elementos, onde o granito é preponderante.

Como já se disse, falta ainda realizar algumas obras complementares. Prevê-se que tudo esteja pronto até meados do próximo mês, até para permitir, vamos lá, a inauguração destas obras provavelmente a 21 de Maio, por ocasião do 18º Aniversário da criação da Freguesia de Vila Franca da Beira. E, aliás como é nosso apanágio, oportunidade para mais uma festa popular enquanto celebração colectiva do acontecimento e da vida comunitária.

12 de Abril de 2006
O Presidente da Junta de Freguesia
João Dinis, Jano

Sem comentários: