26 de maio de 2013

Intervenção do Presidente da Junta de Freguesia na Sessão Evocativa dos 25 Anos da Criação da Freguesia



25  Anos  da criação da Freguesia  --  “Sessão Evocativa”
 
Prezados Convidados que aqui temos connosco
 
Caros Conterrâneos e Amigos.
 
Minhas Senhoras e Meus Senhores:
 
 A todas e a todos muito boa noite.
 
Em nome da Freguesia de Vila Franca da Beira quero começar por agradecer a Vossa presença, aqui, 23 de Maio de 2013, dia em que se completam 25 anos desde a publicação, no Diário da República de 23 de Maio de 1988, da criação desta nossa Freguesia que já fora aprovada, por unanimidade, no Plenário da Assembleia da República de 11 desse mesmo mês de Maio de 1988.
 
Em especial quero agradecer ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e nosso “conterrâneo-Ervedalense” Prof  José Carlos Alexandrino e ao nosso Conterrâneo-Conterrâneo” Sr António Lopes, Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital,  ex-Presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Franca da Beira e Benemérito da nossa Povoação.
 
Quero agradecer a presença amiga e solidária do Presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira e dos outros Autarcas  aqui presentes.
 
E por intermédio destes Autarcas e Amigos quero agradecer ao nosso Município e às respectivas Freguesias.
 
Agradeço também à Sociedade Recreativa Ervedalense e ao seu Grupo Cénico a prontidão com que se aprestaram a vir Sábado à noite,  à Sede da UDV,  apresentar o seu espectáculo uma Revista à Portuguesa – “Aqui não há crise… de riso”.  Agradeço ao Coral de Sant´Ana que no Domingo de manhã vem cantar na Missa ou Celebração da Palavra.
 
E agradeço à Direcção da UDV, ao Rancho Rosas de Vila Franca da Beira, à Comissão da Capela, à Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, ao Padre Paulo Silvestre e ao Diácono Francisco. 
 
Minhas Senhoras e Meus Senhores:
 
A criação da Freguesia de Vila Franca da Beira correspondeu a uma “velha” aspiração de gerações de Vilafranquenses que desejavam a nossa autonomia política e administrativa enquanto freguesia de pleno direito e por direito próprio.
 
Eis porque sobretudo cabe agradecer, em primeiro lugar, àqueles que estiveram na primeira linha quando se avançou para a criação da Freguesia.  E  agradecer também àqueles que já, como Autarcas da nossa Freguesia, a souberam instalar e consolidar.  Temos o grande prazer de ter alguns deles aqui entre nós neste momento.  Uma forte saudação para eles.
 
E cabe agradecer, reconhecidamente, àqueles outros que não sendo Vilafranquenses contribuíram para tornar possível a criação da nossa Freguesia.
 
Permito-me a referir expressamente, também porque são Ervedalenses, a Dª  Esmeralda Pombo, em 1988 a Presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira – e o Dr. António Simões Saraiva que a essa data era o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
 
Acontece que se eles se tivessem oposto à iniciativa, Vila Franca da Beira não teria sido Freguesia.
 
Daí os nossos reiterados agradecimentos extensivos a todos os Ervedalenses que compreenderam, e compreendem,  a concretização deste nosso desejo de autonomia.  
 
Cabe também aqui agradecer às Direcções do Agrupamento de Escolas da Cordinha e ao Centro Social e Paroquial de Ervedal da Beira.
 
E cabe evocar, com o merecido respeito pelo que fizeram, principalmente até aqueles que pela lei da vida já não estão entre nós.
 
Sim, Eles são merecedores e credores do nosso maior respeito e agradecimento  enquanto Vilafranquenses.  Honra seja feita pois à  sua memória !   E que nesta matéria da elevação e consolidação de Vila Franca da Beira como Freguesia este seu exemplo cívico nos guie no presente e no futuro. 
 
Permito-me a destacar de entre esses já falecidos:
 
- O Dr António Marques Frade   --  O Sr. António Almeida “Fogueteiro”
 
-- o Sr. Manuel Augusto da Silva “Adão”  -  O Sr. Manuel Carvalho “Resineiro”
 
--   O Sr. Manuel Abrantes “Vidal”   -- O  Viriato Coelho, ainda tão recentemente levado de entre nós.
 
E de forma simbólica também iremos homenagear o José Francisco “Quitito” que, não sendo ele Vilafranquenses de nascença, aqui constitui família e sempre se empenhou em várias actividades ao serviço da Freguesia.
 
Aliás, no Domingo próximo, pelas 11 h – a seguir à Missa - teremos oportunidade de fazer uma Romagem ao Cemitério onde aqueles que já partiram repousam em paz. 
 
Mas, Minhas Senhoras e Meus Senhores, não estamos aqui num “requiem”...
 
Ao evocarmos, no presente,  estes Vilafranquenses também queremos projectar-nos no futuro que a vida continua! 
 
Queremos agora falar na continuidade da obra iniciada há 25 Anos atrás.
 
Queremos continuar a viver e a trabalhar na Freguesia de Vila Franca da Beira.
 
Temos dito, e toda a gente concordará porque é facilmente demonstrável,  que valeu a pena ter sido criada a nossa Freguesia.
 
Caso tivéssemos continuado na Freguesia de Ervedal, ou caso tivéssemos passado para a Freguesia de Seixo da Beira, não teria sido possível fazer-se a obra feita durante estes últimos 25 anos.
 
Não teria sido possível realizarmos tantas iniciativas. Não teria sido possível tratar com detalhe e resolver com algum êxito muitos problemas concretos das pessoas concretas, dos idosos, das crianças…
 
E tudo isso não teria seria possível, não porque os nossos vizinhos sejam maus mas porque, durante estes 25 anos, estivemos, na nossa Freguesia, com capacidade política e administrativa para escolhermos e elegermos os Vilafranquenses para os Órgãos Autárquicos da nossa Freguesia e para decidirmos nós próprios na nossa própria casa digamos assim.
 
Ora, juntos com outras Povoações, juntos com outras Freguesias, teríamos menor capacidade de decisão e de iniciativa… e iríamos concorrer directamente com os nossos vizinhos na atribuição dos parcos recursos disponíveis.  Portanto, tudo teria sido mais difícil.
 
Todavia, isto também não significa que não queiramos ou não saibamos trabalhar em conjunto e colaborar como aliás acontece em vários âmbitos. Falo dos Centros Sociais e Paroquiais; falo da CIFC, Comissão Social Inter-Freguesias da Cordinha; falo do Agrupamento de Escolas da Cordinha; e ainda poderia falar noutras situações mais.
 
Sim, valeu a pena ter sido criada a nossa ainda jovem Freguesia !
 
Mas se muito já aqui foi feito, muito mais é necessário fazer. Por isso, e para isso, precisamos que a nossa Freguesia se mantenha autónoma como a Freguesia de Vila Franca da Beira com os seus Órgãos Autárquicos eleitos pelos Vilafranquenses.
 
Minhas Senhoras e Meus Senhores:
 
Conhecidos são pois as nossas razões; as nossas emoções; os nossos objectivos; a nossa vontade.  Creio que todos comprenderão que exigimos ser respeitados !
 
Porém, temos sobre nós uma séria ameaça:- está prevista para breve, para daqui a 4 meses apenas, a “agregação” na nossa Freguesia numa alegada “União das Freguesias de Ervedal da Beira e de Vila Franca da Beira”.  Ou seja, na prática, em última análise, querem obrigar-nos a voltar à situação política e administrativa de há 25 anos atrás.
 
Esta decisão de agregar ou extinguir várias centenas de Freguesias de entre as quais cinco Freguesias no nosso Concelho, essa decisão avançou contra a nossa vontade; contra a vontade maioritária do Município; contra a vontade do País real.
 
Da nossa parte, Vilafranquenses, nos últimos dois anos, dissemos repetidas vezes e de várias formas que queríamos a nossa Freguesia, que estávamos contra o abate de Freguesias porque isso significa abater direitos das Populações, dos nossos idosos, das nossas crianças.  Enfim, significa abater direitos de todos aqueles que querem continuar a viver, com toda a dignidade, nesta nossa muito querida Vila Franca da Beira, neste nosso ponto do planalto beirão entre a Estrela e o Caramulo !
 
Quero aqui agradecer a solidariedade activa da larga maioria dos Autarcas do nosso Município com o Presidente da Câmara e o Presidente da Assembleia Municipal à cabeça; quero agradecer ao Presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira e a outros Autarcas que apoiaram sempre a nossa luta em defesa dos nossos sagrados direitos.
 
E quero agradecer calorosamente às Conterrâneas e aos Conterrâneos que têm participado nas manifestações; nas marchas lentas; nos abaixo-assinados, nos encontros de Freguesias, nas várias reuniões em Vila Franca e nas tomadas de posição contra a extinção da nossa Freguesia em que, por exemplo, todos os eleitos na nossa Assembleia de Freguesia têm estado unidos.
 
Devo até voltar a dizer que como Presidente da Junta de Freguesia – eu próprio – tenho ganhado alento, tenho mantido a esperança, nessas continuadas adesões à nossa luta em defesa da nossa Freguesia.   Muito obrigado ! Muito obrigado !
 
Por tudo isso, exigimos ser respeitados !
 
Em Vila Franca devemos ser francos.  Quando necessário devemos usar as palavras necessárias para que não haja dúvidas.
 
Os responsáveis pelas leis que – contra a nossa vontade e os nosso direitos -- podem acabar com a autonomia da nossa Freguesia são o actual governo e os dois partidos que o suportam na Assembleia da República e também já o é o Presidente da República.
 
O Relvas – responsável directo pelas leis em causa - já foi corrido do governo mas as leis que assinou  estão em vigor e ameaçam cada vez mais de perto. Pois se para caírem essas leis é necessário cair o governo  pois que o governo caia  e se possível que caia já ontem !
 
A nós o governo e a maioria que o suporta na Assembleia da República e também já o Presidente da República, e só pelo motivo da nossa Freguesia, todos eles não nos fazem falta nenhuma a nós.
 
Mas também por todos os motivos.  Vivemos uns tempos de sacrifícios brutais, de mentiras e chantagem sobre o nossos Povo.  Pode-se dizer que o governo e as tróikas fecham e cortam tudo aquilo de que mais precisamos para trabalhar e viver… Fecharam o Posto Médico…querem fechar a Escola… acabaram já com o Agrupamento de Escolas da Cordinha…Querem agora fechar a nossa Freguesia… Já só faltará virem fechar o Cemitério !
 
Mas aumentam-nos brutalmente os impostos para entregarem de mão beijada aos detentores  e especuladores da alta finança.  Esta é que é a verdade !  Isto não pode continuar assim !    Basta !
 
Mas, no nosso Município, também há aqueles que, debaixo das ordens dos seus partidos – dos partidos do governo - entendem que não há mal nenhum em abater a nossa Freguesia e que até somos nós os culpados disso.
 
A esses rapazes, afinal os capatazezitos das tróikas e afins, a esses que dão cobertura, aqui no nosso Município, ao abate da nossa Freguesia, a esses nós temos dito que tirem as patas de Vila Franca da Beira pois nem sequer sabem respeitar a memória daqueles seus companheiros de partido que estiveram na criação da nossa Freguesia e que já faleceram
 
Mas é tempo de me dirigir aos Vilafranquenses:
 
Caras Conterrâneas e Caros Conterrâneos:
 
Que dizer de um suposto Vilafranquense que perante o abate da nossa Freguesia nas próximas eleições autárquicas aceite ser candidato ou ser eleito pelos partidos que são os responsáveis pelo abate da nossa Freguesia?
 
Sim, pois que lhe dizer ?  É ou não é justo dizer-se-lhe que não é Vilafranquense pelas simples razão que não basta dizer que o é para que o seja de facto.  Que não é Vilafranquense porque se está a borrifar na vontade e nos direitos dos seus Conterrâneos.  E merece que ainda lhe digam que não tem vergonha na cara!   E aqui já fica antecipadamente dito.
 
Mas vamos ainda – e perdoem o tempo que já levo – a uma questão importante.
 
Seja lá como for, nas próximas eleições autárquicas em fins de Setembro ou inícios de Outubro, vai continuar a haver uma mesa de voto em Vila Franca da Beira.  Ou seja, mesmo que as listas dos partidos concorrentes já o sejam à futura “União de Freguesias” sabe-se sempre qual é o partido mais votado na Freguesia de Vila Franca da Beira, partido esse que até poderá não ser o partido que vença no conjunto da  futura União de Freguesias.
 
Por isso, é democraticamente legítimo exigirmos - antes das próximas eleições -- a todos os partidos concorrentes, que a vontade maioritariamente expressada pelos Vilafranquenses  na Mesa de Voto da nossa Freguesia, que essa vontade seja respeitada pelo partido mais votado no conjunto da futura União de Freguesias.  Ou seja ainda, o partido que tenha mais votos em Vila Franca da Beira deve ter – sempre - um seu representante eleito na futura Junta de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e de Vila Franca.  Isso é possível desde que haja vontade política e respeito pela democracia. E os vários partidos concorrentes devem pronunciar-se sobre isto antes das eleições.
 
Mas, mais importante ainda, é assumirmos que, independentemente daquilo que acontecer em Setembro ou Outubro, nós vamos continuar a comemorar o aniversário da nossa Freguesia.
 
E mesmo que haja eleições para a tal “União de Freguesias” nós vamos continuar a luta para que um dia, e o mais rapidamente possível, a Freguesias e Vila Franca da Beira volte a ser autónoma como tem sido desde a sua criação em 23 de Maio de 1988.
 
Isto não é nem pretende ser uma “declaração de guerra” aos nosso vizinhos e amigos da freguesia de Ervedal da Beira. Bem pelo contrário.  Isto apenas pretende respeitar a nossa vontade e os nossos direitos.  Isto pretende evitar eventuais conflitos que nós não queremos.  Conflitos ou discordâncias graves que nós queremos é evitar porque queremos viver em paz e viver melhor.  Apenas isso que é muito !
 
Mais uma vez muito obrigado a todas e a todos.
 
Tem sido a maior honra da minha vida e um grande prazer também ser o Presidente eleito da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira ao Vosso serviço !
 
Obrigado pela Vossa paciência e pela colaboração.
 
Vila Franca da Beira, 23 de Maio de 2013
 
O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira
 
João Dinis, Jano

29 de março de 2013


FALECIMENTO




Viriato Manuel dos Santos Coelho

-  29.03.2013 -
 
Com grande tristeza tomei hoje conhecimento do falecimento do amigo Viriato Coelho. Homem de 46 anos, casado e pai de dois filhos, era muito estimado pelas gentes de Vila Franca da Beira. Mecânico de profissão e Tesoureiro da nossa Junta de Freguesia. Nos muitos contactos que tive com ele sempre se manifestou Amigo do seu amigo, e sempre com inteira disponibilidade de entreajuda para quem dela necessitasse. Lamento muito que nos tivesse deixado demasiado cedo.
 
PAZ À SUA ALMA 
 
À esposa, filhos e restante família apresento sentidas condolências. 
(António Borges Lopes "Guímaro")
 
_________________________________________________________________

O funeral realizou-se no sábado passado (30/03), da Capelinha Mortuária para a Capela e desta para o Cemitério da Povoação
_________________________________________________________________
 
Comunicado do Presidente da Junta de Freguesia - João Dinis
 
 
De facto, após seis semanas de internamento hospital, em coma induzido, faleceu nesta sexta-feira, pelas 14:10 h, no Hospital de S. João, no Porto, o Tesoureiro da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira, Viriato Manuel dos Santos Coelho.

A 15 de Fevereiro já dera entrada em estado crítico nas Urgências dos HUC Hospitais da Universidade de Coimbra - local em que completou 46 anos a 19 de Fevereiro. Posteriormente, viria a ser transferido para o Hospital de S. João, no Porto, onde veio a falecer vítima de gripe A.

A Família, os Amigos, a Freguesia e o Concelho perdem um Homem bom e trabalhador, um Autarca dedicado.

À Família enlutada - em especial à Esposa que deixa viúva e aos seus dois Filhos menores - a Freguesia expressa sentidos pêsames e o compromisso em lhes prestar solidariedade activa.

Vila Franca da Beira, 29 de Março de 2013

O Presidente da Junta de Freguesia
João Dinis
 
 
 

Faleceu Viriato Manuel dos Santos Coelho, o Tesoureiro da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira ( posição pública da Freguesia)


27 de março de 2013

Entrevista do "Correio da Beira Serra" a João Dinis - Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira - 27.03.2013




"Na linha da frente contra o processo de agregação de freguesias, o autarca de Vila Franca da Beira, eleito pela CDU, recusa-se a encarar a agregação a Ervedal da Beira como “facto consumado”.
 
Para ver entrevista completa - click aqui !

9 de março de 2013

22ª Festa do Queijo Serra da Estrela - 2013

 
" No ano em que adotou o mote de “maior feira de Portugal”, a Festa do Queijo Serra da Estrela não defraudou as expectativas da organização recebendo logo no primeiro dia largos milhares de visitantes. Uma realidade logo constatável no período da manhã, altura em que o certame que decorre até amanhã no recinto da feira de Oliveira do Hospital, foi oficialmente inaugurado por Nuno Vieira de Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, com a presença de várias individualidades, autarcas e dirigentes do concelho e da região. " 
 


1 de março de 2013

Confraria do Torresmo Beirão

 
Um grupo de Vilafranquenses  (naturais, residentes e amigos), decidiu criar uma Associação, capaz de reunir vontades e entusiasmos à volta de uma iguaria que tem raízes na região das Beiras, e que é verdadeiramente apreciada na nossa querida Vila Franca da Beira.
“CTB – Confraria do Torresmo Beirão” foi o nome dado a essa associação, fundada em 15 de junho de 2012. Esta novel Confraria terá como objecto a promoção e divulgação do património gastronómico beirão, e da suã; promoção e divulgação das tradições etnográficas e culturais beirãs; a organização de eventos relacionados com aquelas actividades.
Para saber mais (aceder ao site da Confraria) click aqui !

26 de fevereiro de 2013

Vila Franca da Beira - Capela de Santa Margarida - Obras de Restauro da Talha Dourada e Outras - 2013

Em Novembro/2012, minha última estadia em Vila Franca da Beira, estava a ser iniciada uma fase de obras de beneficiação na nossa Capela de Santa Margarida. A minha formação escolar, também na área de "belas-artes", aguçou-me a curiosidade em saber alguma coisa mais sobre estas obras, através de conversa com o mestre em restauro de objectos de arte, Sr. António Monteiro, que então se encontrava em desenvolvimento das respectivas tarefas. 

Quando voltei, em meados de Fevereiro, também por curiosidade, fui verificar as diferenças entre “o antes e o depois” do trabalho finalizado. 

Falei com alguns dos elementos da Comissão Fabriqueira, felicitando-os pela iniciativa de meter ombros a uma tarefa que urgia ser feita, sob pena de se assistir, talvez, a que a contínua degradação, provocada pelo decurso dos anos e a actividade dos insectos xilófagos e fungos, ocasionasse a derrocada de algum dos elementos artísticos da Capela. 

Pensando que, tal como eu, muitos Vilafranquenses, especialmente os que se encontram mais distantes do País, gostarão de conhecer as melhorias que vão encontrar quando aqui voltarem, porventura já na próxima festa de devoção à nossa Santa Margarida, resumirei a seguir algumas das acções efectuadas. 

Limpeza. Colmatação de fendas e lacunas, importantes para estabilização física dos elementos. Consolidação de zonas enfraquecidas (por acção de humidade e insectos). 

Intervenção no altar-mor, no arco, na abóboda, nos nichos dos altares laterais, substituindo papel de parede por pintura. Foram criados elementos decorativos em falta, e elementos novos que melhor se enquadrassem no ambiente visual. Procedeu-se também à substituição do ambão antigo.

Reforço dos quadrantes de sustentabilidade, na zona do trono, com prumos de aço inoxidável. Substituição da escada de madeira, que acedia ao trono, por outra em inox, disponibilizando um espaço que antes não permitia qualquer utilização. 

Canalização de instalação eléctrica para iluminação do interior do altar-mor.

Restauro dos castiçais antigos de madeira e da cruz (crucifário).

Pintura e douramento de todos os altares e púlpito, a ouro de lei a 23 ¼ Kt./24 Kt, e colocação de filme (selante) de protecção final.

O valor da obra (23 000 €) foi coberto integralmente por importâncias acumuladas, (e já destinadas a estas obras de beneficiação), obtidas nas festas, quermesses e leilões, nos donativos recolhidos nos ofertórios dos actos de culto, e ainda com a oferta de 300 € do habitual benemérito Vilafranquense  Sr. Manuel Escada.

É de louvar a preocupação da Comissão Fabriqueira em promover a conservação e valorização deste património inestimável à sua guarda, e também o incentivo e interesse manifestados pelo Padre Orlando.

Culminada esta importante etapa, outras se lhe seguirão, entre as quais, eventualmente, a manutenção/substituição dos bancos. Os Vilafranquenses agradecem e merecem.

 

20 de dezembro de 2012

8 de dezembro de 2012

Cordinha Solidária 2012/13 - "Papel por Alimentos"


Campanha de Solidariedade
No dia 14 de Dezembro de 2012, dar-se-á início à Companha de Solidariedade, em parceria com o Banco Alimentar: "Papel por Alimentos".
Neste dia, os alunos/comunidade escolar, devem trazer para a escola sede, papel que não utilizem de modo a ser armazenado.
A campanha decorre até ao final do ano letivo e nessa altura, cada tonelada de papel reverterá em 100 € de produtos alimentares para Instituições de Solidariedade.
Papel aceite: jornais/revistas, fotocopias, rascunhos, impressos (publicidades), envelopes, papel de fax, papeis timbrados, arquivos mortos.
Papel não aceite: cartão e papelão, papeis plastificados, papeis metalizados, papeis parafinados, papel vegetal, fotografias, fitas adesivas...

29 de novembro de 2012

Falecimento de Manuel Abrantes 'Vidal'


FALECIMENTO

 
Manuel Abrantes Vidal
 
29.11.2012
 
Caros Vilafranquenses e Amigos,
 
Foi com profundo pesar que soube a notícia da morte do senhor Manuel Abrantes Vidal. É difícil expressar o que sentimos pelo desaparecimento de um dos mais velhos e respeitados Vilafranquenses. Reconhecia-se-lhe o mérito de ser uma pessoa querida no seio da nossa comunidade. Apresento aos meus primos ( viúva Srª D. Ermelinda Silva e filho Sr Vidal ) as minhas sentidas condolências. As boas recordações que nos deixou permanecerão para sempre em nossos corações.
- Ver Comentários, na linha abaixo -

27 de novembro de 2012

Foto enviado pelo Vilafranquense António Ventura

EMOÇÃO

Encontro de minha esposa, no Brasil, no aeroporto de Guarulhos, com o irmão, que já não o via, há 54 anos

Um abraço
Antonio Ventura
 

19 de novembro de 2012

Posição da Junta, da Assembleia de Freguesia e da População de Vila Franca da Beira contra a proposta da Unidade Técnica

Esta é a posição da Junta, da Assembleia de Freguesia e da População de Vila Franca da Beira contra a proposta da Unidade Técnica que pretende acabar com a Freguesia e pela revogação da lei 22/2012, a lei de "abate" de Freguesias. Esta posição foi aprovada, ontem, em reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia ( por proposta da Junta) e, a seguir, pela População reunida em plenário ( cerca de 100 presenças).
A Freguesia de Vila Franca da Beira vai participar na "Marcha Lenta" - Sábado, 24 de Novembro - de protesto do Município de Oliveira do Hospital contra a proposta da UT que prevê o abate de cinco freguesias no concelho de Oliveira do Hospital e pela revogação da lei 22/2012. A freguesia de Vila Franca da Beira também participará, com idênticos objectivos, noutras iniciativas concretas de luta que sejam marcadas para o distrito de Coimbra ou a nível nacional.
O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira
João Dinis
________________________________________________________________________

12 de novembro de 2012

"Enterro do S. Martinho" 2012

                                        
Enterro do  S. Martinho” 

"Com a “Procissão”, com marcas evidentemente pagãs, em que se destaca a padiola onde é transportado um boneco feito com um fato velho cheio de palha, simbolizando o “cadáver” de S. Martinho. Esta bizarra “procissão” percorreu as ruas da Povoação. Saiu do Largo do Rossio (cerca das 21 horas), foi engrossando com quem se juntou ao longo do trajecto. Passou pelo Largo da Capela, Cimo do Povo, Largo do Cruzeiro (onde antigamente existiu o pequeno edifício que foi Capela, Escola e Clube ) e veio terminar no Largo do Rossio quando aí se incendiou o boneco de palha, uma hora depois do início da “procissão”. Durante todo o trajecto misturaram-se rituais pagãos e cristãos de forma a que se não chega a distinguir (pelo menos em Vila Franca da Beira) qual deles é que predomina sobre o outro.

   Quer na forma (expressão ) quer, mesmo, na substância (espírito). O Carlos Lameiras (Sacristão) conduziu brilhantemente a “cerimónia” , entremeando copiosas citações em Latim com outras em Português, muitas vezes do “vernáculo”…

  ...  Desta vez, a “procissão”, em que se “encomenda” o suposto “S. Martinho”, juntou muita gente de todas as condições, de ambos os sexos e muita criançada. A queima do boneco, simbolizando o cadáver do S. Martinho, encerra a “cerimónia”... "
 
João Dinis Jano

para ler o texto completo, relativo às "Cerimónias" de 2002 - click aqui !
 

8 de novembro de 2012

Vila Franca da Beira

Unidade Técnica já definiu as cinco freguesias a abater no concelho de Oliveira do Hospital


S. Sebastião da Feira, Vila Franca da Beira , Vila Pouca, Lajeosa e S. Paio de Gramaços. São estas as cinco freguesias que vão ser objeto de agregação. Nogueira do Cravo sai incólume de todo este processo.

Ver notícia completa no "Correio da Beira Serra" - click aqui !

9 de outubro de 2012

O Vilafranquense Vitor Frade recebeu a Medalha de Ouro do Munícipio de Oliveira do Hospital

No feriado Municipal de 2012

Sessão Solene do 7 de Outubro - Dia do Município de Oliveira do Hospital - o Prof. Vitor Frade nosso ilustre Conterrâneo foi agraciado com a Medalha de Ouro devido aos seus grandes méritos enquanto precursor de uma "escola" em metodologia de treino - futebol - em função de uma ideia e de uma prática para o preparar e jogar.

( foto "Correio da Beira Serra" )
“É um exemplo do que queremos para Oliveira do Hospital”, referiu o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que vê no amigo e parceiro de futebol Vitor Frade – o homem que “nunca se sentiu diminuído perante o mundo”, frisou – “esta temeridade, esta vontade de rasgar horizontes que queremos como exemplo para Oliveira do Hospital”. (José Carlos Alexandrino)
______________________________________________________________
 
Intervenção de João Dinis Jano
 
-  Ao Prof.  Vitor Frade, nosso ilustríssimo Conterrâneo -
 
Minhas Senhoras e Meus Senhores: 
Cabe-me fazer o elogio do Professor Vitor Frade agraciado com a Medalha de Ouro do nosso Município neste ano de 2012.
Em primeiro lugar, parabéns Prof. Vitor Frade. 
Vitor Frade é um Amigo de muitos dos que aqui estamos hoje. Também por isso, nós estamos  muito satisfeitos em partilharmos com ele este momento.  Por tudo isso, agradecemos ao nosso Município e pessoalmente agradecemos ao Presidente da Câmara e ao Presidente da Assembleia Municipal a condecoração que entenderam atribuir ao nosso Conterrâneo, Prof. Vitor Frade.
Mas, como é óbvio, esta Condecoração não advém do facto de sermos todos Amigos.
Acontece que o Prof. Vitor Frade é, hoje, muito justamente agraciado com a Medalha de Ouro do nosso Município porque é um Conterrâneo consagrado, nacional e internacionalmente, como uma referência incontornável - teórica e prática - no mundo do Desporto em geral e do Futebol em particular, embora sem esquecermos o Voleibol.
E gostemos nós ou não de Futebol mas o facto é que o Futebol é o desporto-espectáculo que mais paixões e desamores gera e sustenta à escala global…
De alguma forma, homenagear Vitor Frade também é homenagear o Futebol ou, pelo menos, uma certa forma de o interpretar e de o jogar.
Nesse contexto,  - e não vou aqui reproduzir, ainda que em síntese, o seu vasto currículo  - o Prof. Vitor Frade está umbilicalmente ligado ao desporto de competição há mais de 50 anos !
Como apontamento, como curiosidade, diremos que Vitor Frade faz hoje parte do Núcleo de Veteranos, em Futebol, da UDV – União Desportiva e Tuna Vilafranquense, com o mesmo empenho e prazer com que também integra equipas de Futebol – Veteranos do FC do Porto.
O Prof. Vitor Frade continua a coordenar, hoje, a metodologia de formação das equipas de – Iniciados – Infantis – Juvenis – Juniores – do FC do Porto com a mesma entrega, a mesma paixão e eficácia com que, há anos atrás, assumiu o cargo de Preparador Físico principal do Boavista FC e do FC do Porto, de entre outras equipas.
O Prof. Vitor Frade tem sido professor desde 1976, e assim continua a ser.  Mas um professor não-burocrata.  Antes, e sobretudo, ele é um pensador – um experimentador prático – um especialista-sábio – um comunicador por excelência.
É um professor com formação académica inicial em Educação Física e em Filosofia.
É um professor-experimentador que iniciou, construiu e ainda desenvolve uma “escola” enquanto sistema teórico e prático no caso muito ligado ao Futebol e a partir da - visão – concepção – metodologia - da chamada “periodização tática”, a pedra-angular da obra do Prof. Vitor Frade.
Sistema teórico mas também muito prático e dinâmico que ele iniciou, desenvolveu e desenvolve com repercussões directas e estruturantes na metodologia de treino (específico para o Futebol) e nos comportamentos colectivos e individuais nos treinos e dentro das quatro linhas de jogo, durante as várias fases da vida desportiva dos atletas em concreto, durante noventa e tal minutos por partida, durante cada dia de cada semana, durante todos os jogos de alta competição futebolística que, hoje e como se sabe, tem níveis tremendos de exigência individual e colectiva.

Tentando sintetizar de forma mais simples, diremos que a “periodização tática”– enfim, tem cerca de 40 anos -  tem sido uma forma nova e diferente de ver, pensar e programar/planificar o(s) treino(s) de futebol em função do jogo-arte em vários dos seus andamentos e espaços em que é jogado.
É treinar, já a vivenciar o jogo, portanto, “antecipando” nos treinos situações concretas do jogo, para depois o jogar bem na altura devida. Como ensina a “periodização tática”, deve treinar-se futebol com bola.  Afinal,  a bola é a rainha do jogo e,

( foto "Correio da Beira Serra" )

em alta competição, ninguém joga bem futebol por acaso ou seja, ninguém joga bem futebol sem ter uma “ideia” de jogo e uma boa estrutura de treino e de jogo.

Perdoa-me Vitor Frade se estou a ir além das minhas tamanquinhas nesta matéria…
Minhas Senhoras e Meus Senhores:
Podemos aqui garantir que o Prof. Vitor Frade é capaz, sem se cansar ou hesitar - e também sem nos cansar – é capaz de discorrer sobre futebol durante uma semana seguida.  E fá-lo com uma capacidade expressiva – na forma como usa a linguagem e os contextos – nada inferior à sua grande capacidade teórica mais formal.
Vitor Frade continua a ser um “senhor” Professor mesmo agora depois de se ter aposentado enquanto docente da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade do Porto e, nesta, da especialidade Futebol.
Professor que também é um “colega-amigo” respeitado por um vastíssimo conjunto de técnicos em educação física – treinadores – professores – em que todos reconhecem o impulso precursor, a autoridade e o valor inestimável do Prof. Vitor Frade.
Desse conjunto, entendemos destacar José Mourinho, Pepe Guardiola, Jorge Jesus e Vitor Pereira...
Por tudo isso, obrigado Vitor Frade por seres nosso Amigo.
Obrigado Vitor Frade por seres quem és e por continuares a sê-lo, sempre com vocação e prazer; sempre com engenho e arte ! 
Oliveira do Hospital, 7 de Outubro de 2012

João Dinis, Jano
______________________________________________________________
Entretanto, a cerimónia acabou por ficar marcada por um momento inesperado - o Prof. Vitor Frade, no momento em que recebeu a Medalha de Ouro,  ofereceu ao Município a bola de futebol do jogo da final da “Champions” – 2010 -  entre o Inter de Milão e o  Bayern de Munique. (foto acima).
Nessa final, o Inter treinado por José Mourinho ( ainda com Rui Faria e André Vilas-Boas) venceu o Bayern por  2 – 0.   José Mourinho correu a apanhar a bola no fim desse jogo e depois ofereceu-a ao Prof Vitor Frade com uma dedicatória. Essa bola está agora nos Paços do Concelho do Município de Oliveira do Hospital e isto encerra um grande simbolismo. 
______________________________________________________________
Ver notícia completa em "Correio da Beira Serra" - click aqui !