17 de abril de 2006

" Cantar as Aleluias" em Vila Franca da Beira

Na noite de Sábado para Domingo de Páscoa - 2006.

Como é tradição, vamos "Cantar as Aleluias", na noite de Sábado para Domingo de Páscoa.

O grupo informal junta-se cerca da meia-noite no Largo da Capela, e sai à volta ao Povo. Com paragens nos locais principais e nas casas onde, por tradição dos últimos anos, também é sabido que os respectivos proprietários já estão à espera. Então, segue-se e prossegue-se em cada uma das paragens, ao som da cantoria das "Aleluias" em ritmo lento, letra apropriada. Não se cuida exactamente da afinação, mais se procura a comunhão dos momentos. Entretanto, há ritos e rituais no ambiente e nos membros do grupo. Quem abre a porta e apresenta mesa com petiscos e algumas bebidas, também procura alguma partilha e, quiçá, a benção íntima das suas crenças. Como sempre, sinais de antanho transportados até ao presente. Talvez se continuem a projectar no futuro. Nesta e noutras Aldeias onde a vida comunitária ainda faz muito sentido para as gentes.


LETRA DA CANTILENA D’ “ AS ALELUIAS “


Aleluia já apareceu

Quem seria que a achou
Foi o padre sacerdote
Que do Sacrário A tirou

Levantei-me de madrugada
Vim varrer o meu balcão.
Encontrei Nossa Senhora
Com um ramo d’ oiro na mão

Eu pedi-lhe um’ arranquinha
Ela disse-me que não
Eu voltei a repetir-lhe
Ela deu-me o seu cordão

Ò Belinha tecedeira
Teça-me este cordão
Que mo deu Nossa Senhora
Domingo da Ressurreição.

(fotos de 2005 em:

Sem comentários: