21 de julho de 2008

Festival Folclórico; Exposição de Ana Maria Borges Diniz

- XV Festival Folclórico -

Na tarde do passado Domingo, 20 de Julho, 2008, realizou-se o " XVFestival Folclórico " com organização a cargo do Rancho Rosas de Vila Franca da Beira.

Desta vez, o local escolhido para o efeito foi o novo e aprazível "Parque Merendeiro e de Lazer" instalado na Mata atrás das Escolas.


Com uma temperatura a puxar para o quente estival, os quatro Ranchos Folclóricos envolvidos - com destaque para o anfitrião – tiveram oportunidade para se exibirem nos seus diferentes reportórios e características. Sempre com agrado geral, aliás como é costume.

Muita Gente a ver e a apreciar.

Ao lado, funcionavam o Bar e uma Quermesse.


Muitas Crianças "voavam" em correrias pela Mata enquanto outras praticavam na "pista de manutenção" do Parque. Outras, ainda, divertiam-se no "Parque Infantil" do recreio escolar. Portanto, pólos de interesse para todas as idades.


Encerrou o Festival cerca das 20 horas e com grande sucesso.

Entretanto, na Sede da União, já se servia o Jantar aí mesmo preparado. Os Participantes foram servidos "por turnos", consoante cada Rancho aí chegava. Ao todo, foi-nos dito, assim jantaram 350 pessoas. Um festão! Parabéns ao Rancho Rosas de Vila Franca da Beira.

- Exposição organizada por Ana Maria Borges Diniz -

Paralelamente ao Festival Folclórico, em tenda expressamente montada para o efeito no "Parque Merendeiro e de Lazer", Ana Maria Borges Diniz -- a nossa Conterrânea nascida e residente na Argentina - expôs trabalhos de Artesanato Argentino provenientes do "Instituto de Folklore Y Artesanias Argentinas", em que lecciona.

Ao lado, expôs também Fotos que ela foi tirando durante as visitas que regularmente faz a Vila Franca da Beira e a Portugal.


Dois irmãos seus ajudavam na montagem "improvisada" da exposição... Um deles é autor de uma valsa dedicada à Fonte do Bóquedo, com letra em castelhano, naturalmente.

As fotos expostas despertaram enorme curiosidade nos Vilafranquenses, a começar por alguns dos retratados, obviamente.

Ana Maria ofertou à Freguesia uma parte da exposição fotográfica.


Também entregou à Freguesia uma escultura artesanal, "Virgem de Lújan", ofertada, pelo referido Instituto, obra executada por um conhecido artista argentino, Américo Soler, também ele professor no mesmo Instituto.


Houve oportunidade para exprimir publicamente o reconhecimento e a gratidão da Freguesia pela iniciativa. A Ana Maria ofertou-se algumas "recordações" da nossa Freguesia, inclusivé para o próprio "Instituto de Folklore Y Artesanias Argentinas".

Aqui se reitera esses agradecimentos e desde já se faz votos para que Ana Maria regresse cá, para o ano.



Jano


Nota:- As fotos dos eventos foram enviadas pela própria Ana Maria Diniz.


1 comentário:

Anónimo disse...

parabéns d.ana maria, vila franca merece ter pessoas como você.
as maiores felicidades para todos os que diáriamente labutam em terras de outras latitudes.
cumprimentos