9 de outubro de 2012

O Vilafranquense Vitor Frade recebeu a Medalha de Ouro do Munícipio de Oliveira do Hospital

No feriado Municipal de 2012

Sessão Solene do 7 de Outubro - Dia do Município de Oliveira do Hospital - o Prof. Vitor Frade nosso ilustre Conterrâneo foi agraciado com a Medalha de Ouro devido aos seus grandes méritos enquanto precursor de uma "escola" em metodologia de treino - futebol - em função de uma ideia e de uma prática para o preparar e jogar.

( foto "Correio da Beira Serra" )
“É um exemplo do que queremos para Oliveira do Hospital”, referiu o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que vê no amigo e parceiro de futebol Vitor Frade – o homem que “nunca se sentiu diminuído perante o mundo”, frisou – “esta temeridade, esta vontade de rasgar horizontes que queremos como exemplo para Oliveira do Hospital”. (José Carlos Alexandrino)
______________________________________________________________
 
Intervenção de João Dinis Jano
 
-  Ao Prof.  Vitor Frade, nosso ilustríssimo Conterrâneo -
 
Minhas Senhoras e Meus Senhores: 
Cabe-me fazer o elogio do Professor Vitor Frade agraciado com a Medalha de Ouro do nosso Município neste ano de 2012.
Em primeiro lugar, parabéns Prof. Vitor Frade. 
Vitor Frade é um Amigo de muitos dos que aqui estamos hoje. Também por isso, nós estamos  muito satisfeitos em partilharmos com ele este momento.  Por tudo isso, agradecemos ao nosso Município e pessoalmente agradecemos ao Presidente da Câmara e ao Presidente da Assembleia Municipal a condecoração que entenderam atribuir ao nosso Conterrâneo, Prof. Vitor Frade.
Mas, como é óbvio, esta Condecoração não advém do facto de sermos todos Amigos.
Acontece que o Prof. Vitor Frade é, hoje, muito justamente agraciado com a Medalha de Ouro do nosso Município porque é um Conterrâneo consagrado, nacional e internacionalmente, como uma referência incontornável - teórica e prática - no mundo do Desporto em geral e do Futebol em particular, embora sem esquecermos o Voleibol.
E gostemos nós ou não de Futebol mas o facto é que o Futebol é o desporto-espectáculo que mais paixões e desamores gera e sustenta à escala global…
De alguma forma, homenagear Vitor Frade também é homenagear o Futebol ou, pelo menos, uma certa forma de o interpretar e de o jogar.
Nesse contexto,  - e não vou aqui reproduzir, ainda que em síntese, o seu vasto currículo  - o Prof. Vitor Frade está umbilicalmente ligado ao desporto de competição há mais de 50 anos !
Como apontamento, como curiosidade, diremos que Vitor Frade faz hoje parte do Núcleo de Veteranos, em Futebol, da UDV – União Desportiva e Tuna Vilafranquense, com o mesmo empenho e prazer com que também integra equipas de Futebol – Veteranos do FC do Porto.
O Prof. Vitor Frade continua a coordenar, hoje, a metodologia de formação das equipas de – Iniciados – Infantis – Juvenis – Juniores – do FC do Porto com a mesma entrega, a mesma paixão e eficácia com que, há anos atrás, assumiu o cargo de Preparador Físico principal do Boavista FC e do FC do Porto, de entre outras equipas.
O Prof. Vitor Frade tem sido professor desde 1976, e assim continua a ser.  Mas um professor não-burocrata.  Antes, e sobretudo, ele é um pensador – um experimentador prático – um especialista-sábio – um comunicador por excelência.
É um professor com formação académica inicial em Educação Física e em Filosofia.
É um professor-experimentador que iniciou, construiu e ainda desenvolve uma “escola” enquanto sistema teórico e prático no caso muito ligado ao Futebol e a partir da - visão – concepção – metodologia - da chamada “periodização tática”, a pedra-angular da obra do Prof. Vitor Frade.
Sistema teórico mas também muito prático e dinâmico que ele iniciou, desenvolveu e desenvolve com repercussões directas e estruturantes na metodologia de treino (específico para o Futebol) e nos comportamentos colectivos e individuais nos treinos e dentro das quatro linhas de jogo, durante as várias fases da vida desportiva dos atletas em concreto, durante noventa e tal minutos por partida, durante cada dia de cada semana, durante todos os jogos de alta competição futebolística que, hoje e como se sabe, tem níveis tremendos de exigência individual e colectiva.

Tentando sintetizar de forma mais simples, diremos que a “periodização tática”– enfim, tem cerca de 40 anos -  tem sido uma forma nova e diferente de ver, pensar e programar/planificar o(s) treino(s) de futebol em função do jogo-arte em vários dos seus andamentos e espaços em que é jogado.
É treinar, já a vivenciar o jogo, portanto, “antecipando” nos treinos situações concretas do jogo, para depois o jogar bem na altura devida. Como ensina a “periodização tática”, deve treinar-se futebol com bola.  Afinal,  a bola é a rainha do jogo e,

( foto "Correio da Beira Serra" )

em alta competição, ninguém joga bem futebol por acaso ou seja, ninguém joga bem futebol sem ter uma “ideia” de jogo e uma boa estrutura de treino e de jogo.

Perdoa-me Vitor Frade se estou a ir além das minhas tamanquinhas nesta matéria…
Minhas Senhoras e Meus Senhores:
Podemos aqui garantir que o Prof. Vitor Frade é capaz, sem se cansar ou hesitar - e também sem nos cansar – é capaz de discorrer sobre futebol durante uma semana seguida.  E fá-lo com uma capacidade expressiva – na forma como usa a linguagem e os contextos – nada inferior à sua grande capacidade teórica mais formal.
Vitor Frade continua a ser um “senhor” Professor mesmo agora depois de se ter aposentado enquanto docente da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade do Porto e, nesta, da especialidade Futebol.
Professor que também é um “colega-amigo” respeitado por um vastíssimo conjunto de técnicos em educação física – treinadores – professores – em que todos reconhecem o impulso precursor, a autoridade e o valor inestimável do Prof. Vitor Frade.
Desse conjunto, entendemos destacar José Mourinho, Pepe Guardiola, Jorge Jesus e Vitor Pereira...
Por tudo isso, obrigado Vitor Frade por seres nosso Amigo.
Obrigado Vitor Frade por seres quem és e por continuares a sê-lo, sempre com vocação e prazer; sempre com engenho e arte ! 
Oliveira do Hospital, 7 de Outubro de 2012

João Dinis, Jano
______________________________________________________________
Entretanto, a cerimónia acabou por ficar marcada por um momento inesperado - o Prof. Vitor Frade, no momento em que recebeu a Medalha de Ouro,  ofereceu ao Município a bola de futebol do jogo da final da “Champions” – 2010 -  entre o Inter de Milão e o  Bayern de Munique. (foto acima).
Nessa final, o Inter treinado por José Mourinho ( ainda com Rui Faria e André Vilas-Boas) venceu o Bayern por  2 – 0.   José Mourinho correu a apanhar a bola no fim desse jogo e depois ofereceu-a ao Prof Vitor Frade com uma dedicatória. Essa bola está agora nos Paços do Concelho do Município de Oliveira do Hospital e isto encerra um grande simbolismo. 
______________________________________________________________
Ver notícia completa em "Correio da Beira Serra" - click aqui !

Sem comentários: