24 de outubro de 2013

Comunicado da CDU -


VILA FRANCA DA BEIRA
 
C D U - COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA


- 23 Outubro - 2 0 1 3 -
____________________________________________________________________________________________________________


Como sabemos, nas Eleições de 29 de Setembro passado, na Mesa Eleitoral em Vila Franca da Beira, a CDU teve 217 votos e o PS apenas 59 ou seja, em Vila Franca da Beira, a CDU teve quase quatro vezes mais votos do que o PS.

Porém, o PS ganhou no total dos votos na nova União das Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e ficou com a maioria absoluta – com 5 eleitos – na nova Assembleia de Freguesia, onde a CDU tem 3 eleitos e o PSD 1.

A 18 de Outubro, na sessão de tomada de posse desta nova Assembleia de Freguesia e de instalação dos Órgãos Autárquicos da União das Freguesias, a maioria PS fez eleger os dois “Vogais” – o Secretário e o Tesoureiro - da nova Junta de Freguesia, e que assim se juntam ao Presidente da Junta, também do PS.
 
Foram ainda eleitos, pelo PS, o Presidente e os dois Secretários da Mesa da nova Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira.
 
Portanto, usando e abusando da sua maioria absoluta na Assembleia de Freguesia, o PS não aceitou fazer eleger um dos Vilafranquenses (João Dinis ou Alice Pereira Lameiras) – eleitos pela CDU - para a nova Junta de Freguesia nem, sequer, para a Mesa da Assembleia de Freguesia. Assim, antidemocraticamente, o PS fez questão em não respeitar a vontade dos Vilafranquenses expressada na votação da Mesa Eleitoral de Vila Franca da Beira.
 
Além do mais, com 12 anos à frente da freguesia de Vila Franca da Beira, os eleitos da CDU têm experiência e capacidade para desempenharem bem a tarefa. Mas, de facto por imposição partidária, o PS excluiu a CDU e os seus eleitos quer da Junta quer da Mesa da Assembleia de Freguesia. Desta forma, o PS não quis juntar, não quis unir, todas as forças e vontades da União das (duas) Freguesias.
 
Por outro lado, certas afirmações já proferidas pelo Presidente da Junta (PS) acerca da forma como pretende “governar” (!...) a União das Freguesias, fazem recear uma prática assim ao jeito do “eu quero, posso e mando” a coberto de uma “ditadura da maioria”. Será pois muito mau se isso se confirmar!
 
Mas, nós CDU, nós cá estaremos - democraticamente - para apresentar propostas concretas e travar tais tendências pouco democráticas de alguns dos eleitos PS
 
Para vivermos melhor na nossa Terra e na Freguesia !

Sem comentários: