5 de dezembro de 2015

"Cultivo" de Nemátodo na Cordinha...

A floresta da zona da Cordinha -- União das Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e Freguesia de Seixo da Beira -- está muito atacada pela doença do Nemátodo que dizima o pinheiro bravo de forma bastante evidente. Os prejuízos económicos e ambientais são enormes !

Empobrecem a Região e empobrecem-nos a nós.
 
Entretanto, dezenas ou mesmo centenas de milhar de euros do nosso dinheiro público, têm sido gastas (através de entidades privadas que,assim, andam na engorda...) em ações supostamente destinadas a
controlar a doença. Porém, os resultados não são animadores... Quem vem, agora, pedir responsabilidades públicas pelo "fracasso" das várias e convergentes campanhas que tanto dinheiro estão a custar ?

Estaleiros para recolha e retirada de sobrantes de pinheiro bravo que mais parece serem "ninhos" de Nemátodo...

Durante bastante tempo, de facto, vimos dois locais distintos onde "alguém" acumulava, e fazia transportar, por camiões, troncos e ramadas de pinheiros que tinham sido retirados da Mata das imediações por equipas digamos que especiais. Um desses locais situa-se à beira da EN 231 - 2 - frente à Zona Industrial da Cordinha (Aldeia Formosa - Seixo da Beira).  Outro local é junto da Rotunda, na mesma Estrada, entre Ervedal e Vila Franca da Beira.

Tanto quanto julgamos saber, a CAULE, entidade supostamente especializada e que fez aprovar projetos - pagos por dinheiros públicos - de sinalização e retirada de pinheiros secos - muitos destes mortos pelo Nemátodo - a CAULE era suposto pelo menos supervisionar esta intervenção.

Hoje constata-se que ou não o fez ou, se o fez, fê-lo muito mal.

Portanto, por ação ou omissão, que entidades respondem agora pelo que está a acontecer ? E que está a acontecer ?

Pois, agora, há pinheiros bravos SECOS nesses estaleiros !  E há sinais de murchidão em outros pinheiros próximos desses dois locais.

No estaleiro, frente à Zona Industrial da Cordinha, ainda há ( 4 Dezembro) dois grandes montes de estilhas provenientes dos sobrantes florestais (mortos por doença ou praga) que ali estiveram acumulados.

Quer dizer, os "estaleiros" que serviram para acumular, estilhaçar e retirar pinheiros MORTOS - muitos destes mortos pela doença do Nemátodo - estão, agora, a fomentar a morte de mais árvores,
provavelmente pelo Nemátodo !...  Quer dizer, o nosso dinheiro público está a servir para a "produção" de Nemátodo ou outro mal da Floresta !

No mínimo, no mínimo, tem por ali reinado grave negligência ! E quantos estaleiros mais (exatamente aonde)  há no nosso Município e na Região toda ??  E, que entidades respondem agora pelo sucedido ? E quem lhes virá assacar responsabilidades públicas pela negligência que indicia ser criminosa ?

Ministério da Agricultura e Câmara Municipal têm que apurar responsabilidades e pedir contas.

Em primeiro lugar, compete ao Ministério da Agricultura apurar responsabilidades em concreto. Foi o Ministério da Agricultura - hegemonizado pelo CDS /PP e pela CAP  -  que aprovou o(s) projeto(s) de combate ao Nemátodo na zona e, por isso, é a entidade da tutela.

Mas a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital não pode assobiar para o lado. No Município também é suposto haver a "Comissão Municipal de Defesa e Proteção da Floresta" da qual o Presidente da Câmara é Presidente por inerência. Pois, desde já se exige à Câmara Municipal uma intervenção enérgica e rigorosa, também com o objetivo de apurar responsabilidades e de se pedir contas a quem negligenciou e, assim, provocou esta preocupante situação.

Da nossa parte, já demos conhecimento formal do assunto. Até para que ninguém possa dizer que não sabia...Espera-se então por providências urgentes.

João Dinis

( C D U - Oliveira do Hospital )
 
Nota:- enviam-se três fotos atuais dos "estaleiros" em causa. Duas dessas fotos são do estaleiro da Zona Industrial da Cordinha.
 


 

Sem comentários: