16 de agosto de 2009

Festas em honra de Santa Margarida – em Vila franca da Beira - 2009-08-15

A Igreja Católica dedica o dia 15 de Agosto à ASSUNÇÂO DE NOSSA SENHORA. Vila Franca da Beira dedica-o, em simultâneo e com grande relevância, a SANTA MARGARIDA, Padroeira da Freguesia.

para ver a fotografia em tamanho maior, click sobre a mesma!

A organização desta festividade exige tempo, disponibilidade e sobretudo muita vontade, não só da Comissão da Capela, mas também de grande parte dos residentes que muito se empenham para dar à festa o brilho que orgulha os Vilafranquenses e tanto agrada aos que aqui acorrem para visitar familiares e amigos.

Este ano foram feitas obras de manutenção e embelezamento no interior e exterior da Capela, sobretudo a nível dos sinos e da iluminação.

A azáfama é grande no período que antecede o acontecimento. Muitas tarefas passam praticamente despercebidas, mas todas elas contribuem para um todo harmonioso que dá vida à Terra neste dia. Da decoração do interior da Capela e do largo respectivo, o arranjo esmerado de todos os andores que saem na Procissão, a montagem da instalação sonora e da bancada e exposição para a quermesse, até à numeração e enrolamento das rifas, todas elas, por mais humildes que sejam, são indispensáveis e ocupam lugar próprio na cadeia organizativa.

Conforme o programa em devido tempo publicitado, foi celebrada MISSA SOLENE às 16 horas, pelo Sr. padre Pedro, tendo como co-celebrante o Diácono Sr. José Carvalho. Na Homilia o Oficiante exortou os presentes a uma vivência baseada no exemplo de vida deixado pelas duas Mulheres aqui veneradas – NOSSA SENHORA e SANTA MARGARIDA. O acto litúrgico foi abrilhantado, nos momentos próprios, pela Filarmónica de S. João de Areias.

Não obstante o grande calor que se fazia sentir àquela hora, o Povo compareceu em massa, e muitos dos presentes que não tiveram lugar no interior aguardaram, devota e estoicamente à torreira do Sol.

Foi depois organizada a PROCISSÃO, presidida pelo Snr. padre Pedro, integrada por muitos crentes em oração, e que, como é hábito, percorreu várias ruas da Freguesia.

Terminado o percurso e recolhidos os andores, a Filarmónica deliciou os presentes que se concentraram no Largo com um pequeno Concerto, executando belíssimos trechos musicais, alguns da época dourada do cinema português dos anos trinta.

Procedeu-se, em seguida, ao Leilão das Oferendas. Dos objectos a leilão, todos ofertados por Vilafranquenses, ressaltavam alguns bons produtos alimentares, produzidos ou confeccionados pelos próprios, o que lhes conferia a necessária garantia de qualidade.

A festa continuou à noite, com a actuação do Rancho "Rosas de Vila Franca da Beira”, que, apesar do piso (empedrado), não ser o adequado para danças mais esforçadas, nos brindou com uma actuação espectacular, muito ritmo, muita alegria, sobretudo com a graciosidade dos mais pequenos, que deram muito boa conta do seu recado. Muitos parabéns a Todos, com o reconhecimento especial para a sua mentora Sílvia.

Foi então a vez de começar o baile, e aí foi ver os pares de dançarinos dar azo à sua imaginação, e ao mexer de pés, aproveitando todos os momentos para exteriorizar a energia que lhes sobrava, no culminar deste dia de festa.

A Comissão da Capela, através do sistema sonoro instalado, agradeceu a todos os que, por qualquer forma, contribuíram para que este dia de encontro e de confraternização tivesse ajudado a manter a tradição de fé que nos foi legada pelos que nos precederam e cujo testemunho desejamos transmitir às gerações que nos seguirão.

Para o ano cá estaremos, se DEUS quiser e com a bênção de SANTA MARGARIDA também.
-
António Borges Lopes “Guímaro”
-

Sem comentários: